Reportagens - 07/04/2017

Encontro de Gerações e Profissões 2017

Encontro de Gerações e Profissões 2017 reuniu diversos profissionais e mais uma vez mostrou ser um evento importante para pavimentar o caminho da escolha dos alunos

O Liceu Pasteur realiza anualmente o Encontro de Gerações e Profissões. O objetivo é claro: auxiliar os alunos a conhecer mais de perto determinadas profissões e tirar suas dúvidas para fazer suas escolhas. Por isso, ainda no começo do ano todos os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª Série do Ensino Médio são convidados a listar as profissões que gostariam de conhecer melhor. A partir de então, a direção e a orientadora educacional, Terezinha, passam a buscar ex-alunos do Liceu Pasteur que atuam nas áreas mais votadas. E no último dia 1º de abril, a edição de 2017 foi realizada com profissionais das áreas de Arquitetura e Design, Relações Internacionais, Engenharia, Jornalismo, Medicina, Publicidade e Propaganda, Direito e Administração.

O evento, que começa às 9h e vai até 12h, é dividido em palestras nas salas Multimídia e de Informática. No mesmo andar, outra sala serve como área de convivência, onde alunos e os profissionais convidados podem conversar mais de perto e trocar ainda mais experiências em uma conversa bastante informal sobre o dia a dia das profissões.

Uma das profissionais presentes foi Camilla Arruda, formada em Relações Internacionais, e formada no Liceu em 2002. O fato de a profissão de Relações Internacionais estar entre as mais pedidas pelos alunos já chama atenção por si só. Mas o que Camilla ressaltou foi que eles realmente pareciam bastante curiosos para entender o que um profissional de Relações Internacionais faz efetivamente. De bate-pronto, imagina-se em uma carreira diplomática, mas ela acentuou que há muito mais áreas para atuar. “Eu mesma atuo no mercado corporativo e estou na área de compras internacionais. Foi muito legal poder falar das variações da profissão, da importância de saber idiomas e mostrar as diferenças com outras áreas como Comércio Exterior, já que atuo na área de Compras e poderia haver alguma confusão. Mostrei que Relações Internacionais é muito mais abrangente do que parece”, acentuou Camilla, que fala Português, Inglês e Francês. “É claro que o Francês tem toda a influência dos meus anos de Liceu e fez muita diferença na minha carreira até então”, sublinha.

Outra profissão que sempre é muito bem citada pelos alunos na hora de escolher qual profissional seria mais interessante participar do Encontro é a Engenharia. O interesse deste ano foi ainda maior. O profissional Rafael Meier, formando 2009 do Liceu Pasteur, era um dos mais requisitados na sala de convivência. Rodeado de mais de uma dezena de alunos, ele explanava sobre a profissão, suas variações e outras possibilidades que um engenheiro pode ter até mesmo em outras áreas.
  Thiago e Daniel, alunos da 1ª Série do Ensino Médio, faziam parte do bate-papo após a palestra e mostraram que ficaram muito satisfeitos com as orientações e as revelações de Rafael Meier. “Ele falou até mesmo sobre hábitos e algum hobby que pode ajudar a determinarmos a área que podemos escolher na Engenharia. Foi extremamente esclarecedora a palestra e a conversa com o Rafael”, constatou Thiago.

A hora da escolha – A orientadora educacional Terezinha é a responsável por montar o Encontro de Gerações e Profissões do Liceu Pasteur. Ela sempre reforça que a opção por uma profissão nem sempre é algo fácil e pode tornar-se até uma tortura para o jovem que acaba se sentindo pressionado na tomada de decisão. “Por isso, no momento em que o aluno chega perto da hora de fazer essa escolha, ele precisa estar confiante. Pais, familiares e educadores devem respeitar todos os passos e apoiar o jovem na decisão”, afirma Terezinha.

E no momento em que se conversa com estudantes como as alunas do 9º Ano do Ensino Fundamental II, Chiara e Celine, é que se percebe a importância desse tipo de evento e o real papel da escola na ajuda da escolha. As duas revelaram que chegaram até o evento com algumas indecisões. Elas assistiram as palestras de Arquitetura e Desing, Publicidade e Propaganda e Administração. Revelaram que tiveram maior interesse em Publicidade e Propaganda e que até descartaram, por exemplo, Administração. “Gostamos também de Arquitetura e Desing, mas certamente hoje nós duas estamos com olhares mais atentos para Publicidade e Propaganda”, revelou Celine.

Ao final das contas, o que se pretende é pavimentar um caminho seguro para que o aluno faça a escolha acertada, com foco no sucesso profissional e qualidade de vida, o que complementa toda a formação que os alunos já recebem desde a Educação Infantil, com o programa O Líder em Mim. A orientadora educacional  Terezinha lembra que essa escolha irá impactar no futuro do jovem. “Eu sempre digo que gosto de ir ao trabalho e há quem me pergunte: como você pode gostar de ir ao trabalho em plena segunda-feira? Eu respondo: eu fiz a escolha certa, gosto do que faço e pretendo sempre fazer o melhor. Se conseguirmos fazer com que nossos alunos tenham essa satisfação no futuro, temos nossa missão cumprida”, concluiu.

Agradecemos a presença de todos os profissionais presentes, entre eles Malvina Jane Sammarone, Camilla Peixoto e Silva Arruda, Rafael Meier, Rafael Alaby Martins Ferreira, Carlos Alexandre David Artigas, Daniel Augusto Correa Vasques, André Perioto, Gabriela Munhoz Botelho do Amaral, Ricardo de Almeida Vidal Romagnoli, Sebastião Fernando Araújo de Castro Rangel e Maria Cristina Nogueira Viana.

Veja Galeria de Fotos do evento: Clique aqui