Reportagens - 26/09/2014

Dia de Pasteur

O Dia de Pasteur, data reservada no calendário escolar para homenagear Louis Pasteur, se tornou em evento peculiar na Instituição. Alunos dão verdadeiro show em apresentações musicais e fazem público aplaudir de pé.

O Dia de Pasteur, evento realizado pelo Liceu Pasteur em homenagem a Louis Pasteur, já se tornou um evento à parte dentro do currículo de atividades extracurriculares do colégio. A escolha do mês de setembro para realizar a homenagem ao célebre cientista francês está ligada à data de seu falecimento, em 28 de setembro 1895, já que a data de seu nascimento, em 27 de dezembro 1822, cai exatamente em período de férias escolares. Mas o que importa é que a forma como o Liceu Pasteur idealizou esta atividade faz jus a todo o legado de Louis Pasteur e da filosofia educacional da Instituição.

No sábado, 20 de setembro, o colégio se transformou em uma verdadeira casa de shows. Num estilo de festival musical, o evento reuniu estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, para levar aos pais e amigos presentes apresentações que chegaram a arrepiar pelo talento e dedicação de todos.

Quem abriu o repertório de atrações foi o Infantil. Com apresentações coordenadas pela professora de música, Mônica Marsola, os baixinhos formaram corais com músicas infantis. Mais do que isso, além da afinação, também dão o tom de suas aptidões no idioma francês, já que parte das canções é cantada nesse idioma.
Na sequência, as  turmas do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental fizeram o público ficar de boca aberta com tamanha coordenação. Utilizando apenas copos plásticos, mostraram como o trabalho harmônico e em equipe é capaz de produzir melodias e ritmos de contagiar qualquer um. Era visível a emoção dos pais pela apresentação.

A segunda parte do evento foi estrelada pelos alunos dos 3º, 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental I, Coral do Jardim II e do Fundamental I, 5º Ano do Período Integral, e o Coral do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Mais uma vez, quem esteve presente pode perceber a diversidade de ensinamentos aplicados nas aulas de música. Essa segunda parte da apresentação é toda coordenada pelo professor Nilo Sergio Sanchez, que faz questão de parabenizar os alunos a cada final pelo trabalho bem feito.

Líder em Mim – Uma das partes que chamou a atenção foi a interpretação dos alunos de todo o Ensino Fundamental I para a música composta pelo professor Nilo Sergio em referência ao projeto O Líder em Mim, que vem sendo aplicado pelo Liceu Pasteur no Ensino Fundamental.

Desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos Estados Unidos, o projeto O Líder em Mim tem suas bases no consagrado livro “Os Sete Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes” e é adaptado à realidade brasileira pela Abril Educação. Ao redor do mundo, esse programa já está implantado em mais de 1.700 escolas, distribuídas em 36 países pelo mundo.

No Brasil, o programa teve início em 2013 e já está presente em mais de 120 escolas, localizadas em 11 estados. “É um programa que traz impacto na mudança comportamental do aluno ainda muito jovem e que lhe dará bases sólidas para o futuro escolar e profissional”, acentua o vice-diretor do Liceu Pasteur, Cláudio Kassab, que lembra que os próprios professores também são treinados para conhecer e repassar os conceitos. “É uma mudança que passa por todos os níveis da Instituição”, conclui o vice-diretor.

A canção foi entoada com entusiasmo. Quem pode acompanhar viu a determinação nos olhos dos pequenos estudantes. É a prova de que o espírito do programa já é parte do processo diário de entendimento e concentração do que é ensinado em sala de aula.

Para aplaudir de pé – A parte final do Dia de Pasteur reservou espetáculo de música a todos os presentes. O Coral do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, com a participação dos alunos de instrumentos musicais do Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, interpretou canções como La Nuit des Masques – versão em francês para a música Noite dos Mascarados, de Chico Buarque --, passando pelos sucessos Rolling in the Deep, da cantora Adele, Umbrella, da cantora Rihanna, até a música One, da banda U2.

A capacidade de afinação das alunas do coral com a sintonia de todos os instrumentos era algo muito próximo a uma apresentação de profissionais da música. A cada canção os aplausos ganhavam ainda mais força e, ao final, não houve quem não se levantou para aplaudir. E não seria por menos, pois, para artistas como eles, a melhor forma de demonstrar respeito e admiração é aplaudir de pé.

Veja as fotos do evento na Galeria de Fotos clique aqui.
Assista à apresentação da música do programa O Líder em Mim, composta pelo nosso Prof. Nilo Sérgio Sanchez: clique aqui.