Vida Escolar / Embarque e Desembarque de Alunos

O Liceu Pasteur, em parceria com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a Subprefeitura da Vila Mariana, implantou sinalização viária para melhorar as condições de segurança dos pedestres, em especial deficientes visuais e escolares. Essa sinalização inclui semáforos para pedestres, avanços nas calçadas ao longo das Ruas Mairinque e Dr. Diogo de Faria e algumas áreas especiais, como embarque e desembarque de alunos, estacionamento por 15 minutos e vagas reservadas para peruas escolares e deficientes físicos. Para aumentar as condições de segurança e melhorar a circulação, por favor leia as informações abaixo com atenção, orientando-se pelo croqui.

Orientações Específicas:

Rua Dr. Diogo de Faria: essa área será canalizada com cones para embarque e desembarque breve.

Os horários de funcionamento da operação de embarque e desembarque rápidos serão:

- Entrada da manhã: das 6h30 às 7h30.

- Horário do almoço: das 12h20 às 13h10.

- Saída da tarde: das 17h10 às 18h10.

Evite chegar antes da liberação da canalização, pois isso prejudica o trânsito na vizinhança.

Para evitar congestionamento na Rua Mairinque, entre na Rua Dr. Diogo de Faria pela Rua Domingos de Morais e vá até o final da canalização. Otimize o espaço para que outros veículos possam acessar o corredor e não congestionem a via.

Utilize somente o tempo necessário para descer ou subir do veículo.

Ao entrar na canalização, o aluno será anunciado. Combine previamente para que, no horário de saída, o aluno esteja preparado para o embarque imediato.

Se o aluno não estiver preparado para o embarque no horário de saída, dê uma volta no quarteirão e entre novamente na canalização sinalizada. Não pare na área da canalização.

Para a segurança do aluno, não pare no outro lado da rua, o que poderia motivar a travessia da rua fora da faixa de segurança.

Determinações do Código de Trânsito Brasileiro:

Embarque e desembarque em fila dupla não é permitido.

Use sempre o cinto de segurança e transporte crianças menores de 10 anos no banco de trás do veículo, também com cinto de segurança ou cadeirinha específica.

Respeite as guias rebaixadas e a sinalização da via.

Pedestre: Atravesse sempre na faixa de segurança.

Orientações Gerais:

Embarque e desembarque os passageiros sempre pelo lado da calçada.

Agilize o desembarque. Planeje com antecedência as despedidas e transporte o material escolar junto ao aluno.

Para estacionar o carro, procure por áreas cuja regulamentação permite ficar parado por 15 minutos com o pisca alerta aceso. Se desejar permanecer por um tempo maior, há estacionamentos pagos nas imediações da escola.

Os funcionários identificados do Liceu foram capacitados para auxiliá-lo. Aceite suas orientações.

Os técnicos dos departamentos de Operação e Educação de Trânsito poderão estar presentes, orientando e coibindo as irregularidades.

O respeito mútuo beneficia a todos no trânsito. Colabore!