Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Reportagens

Voltar
Reportagens - 12/01/2012

Um banho de tecnologia

Instituição investe em modernização tecnológica com aquisição de equipamentos e renovação de sistemas educacionais e gerenciais. Em destaque, o acesso wireless para todos e o novo portal com visual leve e maior funcionalidade.

Ainda no início da década de 80, quando a inclusão da tecnologia para aprimoramento da educação era algo ainda escasso, o Liceu Pasteur tornou-se a primeira instituição brasileira a direcionar esforços e investimentos em sistemas informatizados que fomentassem o desenvolvimento intelectual dos estudantes e fortalecessem a estrutura organizacional. Passadas mais de duas décadas, o Liceu Pasteur volta a colocar o tema em evidência. A prioridade é a modernização da estrutura tecnológica, que continuará a reforçar significativamente a formação dos alunos e a consolidar o funcionamento da entidade educacional de forma robusta. O caminho está sendo trilhado com investimentos em soluções, que darão um suporte mais eficiente à gestão, e em renovação do parque de máquinas, que abastecerão os departamentos administrativos e dividirão espaços com livros, cadernos e carteiras dentro das salas de aula.

Novos equipamentos para Robótica
Novos equipamentos para Robótica

À frente do projeto está o coordenador de informática do Liceu Pasteur, Prof. Joel Lamiral. Ele, inclusive, é quem sempre esteve nos bastidores para que a instituição se mantivesse atualizada quando o assunto fosse educação com tecnologia. Prova do pioneirismo do Liceu Pasteur foi a presença de Joel Lamiral em Comitê formatado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) em meados dos anos 80 para debates constantes que direcionassem os caminhos que a tecnologia iria traçar como reforço aos programas educacionais em todo o País. “Fomos a primeira instituição a acreditar que a tecnologia seria mesmo algo importante a se levar para dentro da sala de aula. Com isso, conseguimos manter nossos alunos em um bloco privilegiado de estudantes que tinham acesso a computadores e até iniciação à Robótica muito antes que conceitos como esses fossem absorvidos por outras grandes instituições”, relembra Joel Lamiral.

Prof. Joel Lamiral
Prof. Joel Lamiral, Coordenador de Informática do Liceu Pasteur

O momento atual do Liceu Pasteur é, mais uma vez, o de liderar uma renovação da concepção da tecnologia como aliada às instituições educacionais. Para isso, firmou importantes parcerias com empresas como Dell, Microsoft, Motorola, Lego Education e Totvs, entre outras, com o propósito de se cercar de sistemas e máquinas que estão no topo da cadeia da informatização. “O plano traçado é de uma grande mudança. Teremos um novo paradigma dentro do Liceu Pasteur quando o projeto estiver finalizado”.

Nova sala de Robótica
Nova sala de Robótica

Por todos os lados – O cenário que o Liceu Pasteur já está apresentando a Alunos, Professores e Colaboradores é o de que a tecnologia estará por todos os lados. Múltiplos pontos de acesso wireless foram espalhados em todo o Liceu, e possibilitarão a todos se conectarem com smartphone, tablet ou computador, fácil e rapidamente, à internet através do link de fibra óptica da Telefonica. Paralelamente, os computadores também foram todos renovados para potencializar o benefício que as novas tecnologias gerenciais proporcionam. Dentro da sala de aula não será diferente. Novos softwares farão com que a absorção da teoria seja ainda maior, e os equipamentos de última geração terão o mesmo efeito ao otimizar a busca da informação. “É importante ressaltar que a tecnologia não é algo que deve estar à frente dos objetivos dos programas educacionais. Entretanto, estar abastecido com o que há de mais moderno no mercado faz com que se abra uma janela enorme no desenvolvimento do raciocínio e na forma correta de encontrar as informações”, sublinha o coordenador de informática do Liceu Pasteur. Para isso, os laboratórios de Informática e de Robótica foram equipados com computadores touch-screen e projetores interativos, sem contar a lousa eletrônica e as pranchetas interativas. O sistema de “sala conectada” permitirá ao professor, a partir de seu console de monitoramento, acompanhar e interagir diretamente com o desktop do aluno. Esse recurso será implantado também no laboratório móvel que, com seu conjunto de equipamentos (projetor interativo, notebook do professor e netbooks para os alunos, tudo isso dentro de um carrinho especial de transporte), permitirá ao professor enriquecer as aulas e os trabalhos em Biologia, Física, Química ou Línguas Estrangeiras na sua própria sala de aula. É a informática que vai à sala do conhecimento. Com tudo isso, o Liceu Pasteur é, na atualidade, o primeiro colégio no Brasil a contar com todos esses recursos tecnológicos e a parceria do Projeto Educacional da Dell Computadores. A sala de Robótica está sendo totalmente reformada e equipada com os mais novos recursos tecnológicos disponíveis da Lego Education e é outro exemplo da nova convivência com a tecnologia que será oferecida aos alunos da Instituição.

Mais peças para Robótica
Mais peças para Robótica



Novos equipamentos do CPDNovos equipamentos no CPD A interação com a comunidade escolar também recebeu uma atenção especial com a instalação de uma nova sala multimídia equipada com os mais modernos recursos de sons e imagens num ambiente muito sofisticado e confortável. Na biblioteca, os 10 netbooks agora à disposição dos alunos permitirão agilizar as pesquisas e a elaboração dos trabalhos solicitados pelos professores. 

Outra mudança realizada está na inteligência da gestão do negócio. Com o sistema da Totvs, que está entre as maiores empresas de TI (Tecnologia da Informação) do Mundo, é possível agrupar informações que trarão benefícios diretos aos estudantes. Ao se ter algo com maior capacidade na apresentação de resultados financeiros, acredita-se que será possível ter agilidade na tomada de decisões e eficiência na aplicação de recursos. “Sem dúvida, é um salto de qualidade que afetará a todos que estão de alguma forma ligados à instituição. Em pouco tempo, será possível mensurar o real impacto desse investimento”, acredita Joel Lamiral.

Novo portal – Uma das maneiras de se enxergar as mudanças que acontecem dentro da instituição é acessar o novo portal do Liceu Pasteur. Foram cerca de seis meses dedicados a aprimorar o relacionamento via internet com alunos, pais e interessados em conhecer melhor os diferenciais da instituição. Fizeram parte do escopo do trabalho tornar o visual mais leve e a navegação funcional. Além disso, tem-se o objetivo de manter atualizações regulares para que nenhuma atividade realizada deixe de figurar entre os destaques da página virtual.

Ao entrar no www.liceupasteur.com.br, é notória a evolução. Para Joel Lamiral, essa é a maior mudança no portal desde o início da década passada. “É um verdadeiro banho de modernização. Teremos uma capacidade de integração muito maior entre os canais de comunicação do Liceu Pasteur, além de interfaces entre o portal e as mídias sociais, por exemplo. Sem dúvida, estamos entre os melhores portais de instituições educacionais do País”, considera. A integração entre a Educação e a Tecnologia sempre foi e continuará sendo estreita, muito mais agora graças a esse grande passo que já foi realizado mas que não tem fim para terminar. E, ao se ver a força-tarefa feita por todos os envolvidos na reformulação tecnológica, fica difícil imaginar que o Liceu Pasteur não continue a ser referência nacional no universo educacional high-tech.

Compartilhe: Voltar