Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Reportagens

Voltar
Reportagens - 26/02/2014

Pizzada no Liceu 2014

2ª Pizzada do Liceu, realizada no colégio no último dia 20 de fevereiro, reuniu alunos recém-formados para colocar a conversa em dia, falar sobre o período dos vestibulares e, claro, comemorar conquistas daqueles que terminaram o Ensino Médio e ingressaram na Universidade.

Depois de muita dedicação, estudos e ansiedade, os alunos recém-formados do Liceu Pasteur voltaram a se encontrar na2ª Pizzada dos Aprovados, realizada no próprio colégio, no último dia 20 de fevereiro. O momento era de reencontrar os amigos e professores para colocar a conversa em dia, falar sobre as dificuldades enfrentadas no período dos vestibulares e, claro, comemorar muito as conquistas alcançadas por boa parte dos alunos que saíram das salas de aula do Liceu Pasteur direto para a Universidade.

A satisfação pelas novas histórias e aprovações dos recém-formados era contagiante. Cheios de novidades, todos falavam de suas novas experiências e o que já pensam sobre o futuro. Um dos mais entusiasmados era Cassiano Dourado Ribas.Ele foi aprovado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP e mostrou estar bastante motivado com o novo momento. “Tenho como planos ser Diplomata e é preciso ter a formação superior para poder realizar o Concurso Público que leva ao curso preparatório para essa carreira. E, já nos meus primeiros dias, percebi que fiz a escolha certa. Inclusive, já estou tendo algumas orientações dentro da Universidade e vislumbrando uma série de possibilidades após o bacharelado”, conta Cassiano.

  Mesmo ainda no começo do curso, Cassiano revelou que, já nas primeiras aulas, percebeu que há caminhos bastante promissores para se seguir.“Minha vontade sempre foi ser Diplomata para poder dar algo mais para a Sociedade. Nunca me vi trabalhando em uma empresa e com foco apenas no benefício daquela companhia. Porém, além da carreira diplomática, é possível também migrar para áreas como o Ministério Público e atuar diretamente em assuntos que impactam a Sociedade. Isso já me mostrou outras possibilidades muito concretas. Estou muito interessado e vou deixar a decisão um pouco mais para a frente”, explica.

Duplo diploma - Outra boa notícia que Cassiano recebeu no início da sua jornada universitária é que terá a oportunidade de ter dois diplomas ao terminar o curso, o que era outro sonho dele. “Eu fui surpreendido com uma parceria entre a Faculdade de Direito da USP e a Universidade de Lyon, concretizada neste ano. Os estudantes poderão se candidatar à vaga em curso que será ministrado paralelamente a partir do 3º ano e ter o diploma da Instituição francesa também ao final dos cinco anos de graduação. No meu caso, o fato é ainda mais interessante. É preciso ter um determinado grau de domínio da língua francesa e ter certificado que já me foi concedido, ainda como aluno do Liceu Pasteur, pela parceria com a Aliança Francesa. Estou com meio caminho andado, tendo a condição de ingressar nesse curso da Universidade de Lyon”, complementa.

Importância do Programa de Mentoria – O que ficou também bastante evidente ao conversar com os alunos que foram aprovados é a satisfação com as escolhas. E dois exemplos são emblemáticos para mostrar a importância do trabalho realizado pelo Liceu Pasteur no auxílio aos alunos nessa difícil etapa.

A aluna Carolina Leiner de Almeida estava com algumas dúvidas sobre a sua primeira opção, que era a de cursar Letras com Bacharelado em Tradução. Nas conversas que teve com sua mentora, a Professora de Português Ana Luiza, falaram bastante sobre as possibilidade e também identificaram que havia algo que jogava a favor de Carolina para tomar essa decisão. “Nas nossas conversas, falei que minha avó era professora de inglês e isso, claro, chamou a atenção no processo de mentoria. Fomos trabalhando mais a ideia e vi que tinha mesmo uma aptidão com idiomas. Foi decisivo para minha escolha”, revela Carolina, que agora é aluna da PUC no curso de Letras. Ela também fez questão de enaltecer a ótima preparação que teve ao longo do Ensino Médio, período que estudou no Liceu Pasteur. “Entrei no colégio na 1ª Série do Ensino Médio e tinha bastante dificuldade em algumas disciplinas, principalmente na área de Exatas. Estudar no Liceu Pasteur foi também determinante para minha evolução e capacitação para enfrentar o vestibular”, afirma.  
  O mesmo processo de mentoria levou Alexandre Pego Xavier a escolher a Medicina como profissão. Ele que tinha dúvidas bastante contundentes, visto que colocou como opções de carreira Direito e a formação eclesiástica. A história é bastante semelhante à de sua amiga Carolina.“Eu tenho pais médicos e isso poderia ser algo que me levasse direto para a escolha da Medicina. Mas não estava tão determinado até o a 2ª Série do Ensino Médio. A mentoria, com a Professora de Português Nurimar, ajudou muito na tomada de decisão. E até percebi que, ao escolher com certa antecedência o vestibular, teria tempo suficiente para direcionar meus estudos e obter resultados positivos nas provas”, conta Alexandre. Ele agora está cursando Medicina na Anhembi Morumbi e já tem planos.“Vou ser cardiologista igual a meus pais. Vou para a área de cirurgia”,crava o novo universitário da lista de recém-formados no Liceu Pasteur.

Ainda no encontro estiveram presentes outros alunos que obtiveram sucesso no vestibular, como Paula Pinhataria na ESPMGustavo Cruz na Anhembi Morumbi, Renato Galina Santos na FEI, Victor Carbon no SENAI e na IFSP, e Ariel Fahel na FAAP.

Para a Orientadora Educacional Terezinha Peralta, esse reencontro é um presente tanto para os recém-formados como para os professores. “É um enorme prazer vê-los projetando o futuro. Tentamos estar sempre muito perto deles na hora de tomar a decisão, durante os processos seletivos e no momento em que conquistam suas vagas. A orientação educacional com olhos no futuro começa logo cedo, ainda no 6º ano do Ensino Fundamental, e vai até a 3ª Série do Ensino Médio. Ver que esse trabalho é catalisador de resultados tão positivos é algo muito gratificante”, finaliza a orientadora do Liceu Pasteur.

Clique aqui para ver as fotos do Evento

Compartilhe: Voltar