Reportagens - 18/02/2013

Pizzada no Liceu

Formandos da turma de 2012 foram recebidos no Liceu para uma noite diferente, regada a muitas pizzas e descontração para os alunos e seus familiares. Ação também inaugurou a temporada de atividades deste ano.

Em dezembro do ano passado, os alunos da 3ª Série do Ensino Médio encerraram um ciclo em suas vidas e talvez tenham imaginado que, dali para frente, a escola seria uma página virada, a ser lembrada com saudades. Mas, ao longo dos anos, o Liceu sempre teve a preocupação de manter vivo o laço de convivência e de segundo lar com os alunos e ex-alunos. Com a turma de 2012, isso não foi diferente. Entretanto, desta vez houve uma novidade. A Instituição realizou, no último dia 7 de fevereiro, uma noite de Pizzada para os recém-formados, onde eles puderam se reunir com familiares, ex-professores e diretores para um bate-papo informal sobre escola, faculdade, futuro profissional, dia a dia e, claro, manter viva a convivência com o Liceu.

Um dos primeiros a chegar foi Isaac dos Santos Toledo, que logo mostrou alegria ao reencontrar os antigos professores e retornar, mesmo que cedo, ao local que foi fundamental no seu crescimento estudantil por dez anos. “Estar novamente no Liceu é uma satisfação enorme. Mesmo com pouco tempo de distância, a saudade dos profissionais que trabalham aqui e dos meus amigos é grande. E atividades como essa sempre resgatam a amizade e fortalece o lado família da escola”,explicou o jovem, que agora pretende seguir carreira como jornalista, principalmente na área esportiva.

Diana Carolina Nogueira também foi mais uma aluna a chegar e logo abraçar as amigas e reservar o lugar na mesa para seus familiares. Em meio a um pedaço e outro das pizzas, ela nos confidenciou que aguardava ansiosa pelo momento de retornar ao Liceu. Diana fez questão de enfatizar que sempre estará próxima do Liceu, e que rever os amigos é algo que ela pretende fazer pela vida inteira. Essa mensagem, ela parece transmitir diariamente para alguém especial em sua vida:“Minha irmã está na 7º Ano do Ensino Fundamental, também nesta escola. Sempre procuro passar a ela a importância que o ambiente escolar tem. Aprendemos com as amizades a ter carinho e respeito com o próximo. Diretamente, isso auxilia no crescimento como ser humano”, contou Diana, que não desgrudava um só segundo da irmã Mariah, na Pizzada.

Aliadas - Quando o Liceu decidiu realizar a Pizzada com os formandos de 2012, a diretoria pediu às duas representantes da turma, Lya Doria Maeda e Gabriela Pavlovski, que ajudassem o Colégio na divulgação do encontro. Pela sala lotada de ex-alunos e familiares, viu-se que a confiança nas garotas era justificável. “Utilizamos diferentes métodos para informar. Até mesmo através de uma página da turma que mantemos em uma mídia social foi possível essa difusão da informação. Também fiquei lisonjeada com a possibilidade de ser, de certo modo, referência para o Liceu, mesmo já tendo outro caminho pela frente. Devo muito a esta escola, e eventos como este fazem com que nosso carinho por ela aumente cada vez mais”, argumentou Gabriela, que estudou no Liceu desde os quatro anos, e não se esquece de agradecer por outro motivo: “A escola influenciou na escolha profissional que fiz. Com a ajuda de todos os profissionais da Instituição, escolhi fazer o curso de Farmácia, tanto que já fui aprovada em uma importante faculdade da área, graças ao ensino que obtive aqui”.

A primeira de muitas – A nova iniciativa do Liceu foi inspirada na Festa dos Aprovados, promovida pelo Sistema Anglo de Ensino para todas as escolas que utilizam seu material, e que conta até com sorteio de automóvel para os alunos que ingressam na faculdade. A Pizzada foi uma adaptação gostosa e informal, com o intuito de manter a integração com seus alunos, agora já livres do Vestibular, e familiares.

Por se tratar de uma primeira experiência, a Pizzada com os formandos parece ter agradado a todos os participantes. O Vice-Diretor Geral Cláudio Kassab era um dos que faziam as honras da casa na recepção dos convidados. A certeza do resultado positivo, segundo ele, veio com o interesse dos recém-formados em retornar ao antigo local de estudo. “Tivemos a certeza de que o novo encontro daria certo pela resposta positiva que tivemos dos nossos alunos e, claro, da confirmação da presença de seus familiares. Pudemos passar a mensagem de que o Liceu sempre estará de portas abertas para eles”, completou.

E o que foi agora uma inovação, se tornará data fixa no calendário de atividades. Os alunos que se formaram em 2012 poderão se lembrar desta noite agradável de verão, sabendo que sempre poderão voltar ao Liceu, seja em visitas, seja em eventos maiores, como a Festa Junina ou as feiras que acontecem na escola.

Aprovações – Os alunos do Pasteur fizeram por merecer a pequena festa que lhes foi preparada pela Instituição, ingressando em alguns dos melhores cursos do Brasil, como Direito (PUC - SP, USP – Ribeirão Preto, Damásio de Jesus), Engenharia (Unicamp, Unifesp, Mauá, FIAP), Ciências da Computação (FEI), Matemática Aplicada (USP), Jornalismo (Mackenzie), Ciências Biológicas (Unifesp), Farmácia (Oswaldo Cruz), Administração (FAAP) e Design Gráfico (Belas Artes).

Veja mais fotos do Evento na Galeria de Fotos