Reportagens - 11/12/2013

Mostra de Robótica e Informática

Evento apresentou os trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental. O Liceu Pasteur também planeja colocar trabalhos em competições nacionais e internacionais

A agenda de fechamento do ano letivo do Liceu Pasteur ainda reservou espaço para a Mostra de Robótica e Informática, realizada no último dia 30 de novembro. Pais e alunos puderam acompanhar todos os trabalhos realizados ao longo de 2013. Ao ver cada um dos projetos, é possível perceber como cada aluno se dedicou para elaborar maquetes com blocos de montar ou ainda mergulharam em sistemas de programação para transformar objetos em robôs com funções e movimentos específicos.

O professor de Robótica, Luiz da Silveira Mendes, coordenou a exposição e se mostrava muito satisfeito com a dedicação dos alunos que optaram pela atividade. Ele é um dos que sabem bem os benefícios da Informática e da Robótica no aprimoramento intelectual dos alunos. “Esta é uma atividade que melhora a percepção dos alunos na resolução de problemas. É quando o aluno percebe como colocar em prática as teorias aprendidas em salas de aula, principalmente na parte de Exatas, como a Matemática”, afirma Luiz Mendes.

A atividade é voltada a alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Do 1º ao 3º Ano, os trabalhos são apenas os de montagem, que já colocam os estudantes em contato com os blocos de montar. “É uma etapa fundamental para se familiarizar com as peças, com o que é possível fazer e encontrar soluções de encaixe de acordo com o projeto escolhido”, conta o professor. A partir do segundo semestre do 3º Ano do Ensino Fundamental I, os alunos começam a ter contato com a Robótica e Programação que geram movimentos aos objetos montados.

Luiz Mendes exemplifica a questão da percepção dos alunos, e como é a evolução na hora da montagem, ao citar o trabalho de Pedro Laks, do 4º Ano do Ensino Fundamental I, que aparentemente é um projeto simples de um carro de Fórmula 1. “Porém, o aluno não tem nenhuma referência para começar. O Pedro, por exemplo, partiu do zero. Sem manual de encaixe de peças, ele encontrou opções entre as centenas de pecinhas para formatar o carro de F1. E ele fez isto em minutos”, revela.

Outro aluno do 4º Ano, Marco Antonio Mano, foi um dos que prestigiou os trabalhos de seus colegas e também fez questão de mostrar seu trabalho para os pais Luciola e Antonio Carlos. “Todos os estudantes que participam desta atividade ficam maravilhados pelas possibilidades e pelos trabalhos que realizam. O mais legal é ver que eles são capazes de encontrar soluções para todas as ideias que trazem para a sala de aula”, frisa Luiz Mendes.

Novidades – Para os próximos anos, o Liceu Pasteur deve ter novidades relacionadas à Robótica. A ideia é colocar a Instituição em competições para elevar o conceito da atividade e mostrar o quanto os alunos se dedicam ao tema.

Até 2015 o plano é colocar o Liceu Pasteur em competições estaduais, nacionais e mundiais. “Até 2011, sempre tivemos como foco o estimulo à criatividade. Evoluímos muito com a atividade e acreditamos que podemos participar de forma bastante competitiva em eventos aqui no Brasil e até no Exterior”, explica o professor. Um dos principais eventos do mundo é o FLL (First Lego League), que teve um trabalho brasileiro entre os primeiros na edição de 2012.

Os alunos que tiverem interesse em participar da atividade extracurricular devem fazer a opção no momento da matrícula. A carga horária é de 50 minutos, uma vez por semana.

Veja a Galeria de fotos - clique aqui