Reportagens - 24/05/2016

Mostra Cultural Franco-Brasileira 2016

A proposta da Mostra Cultural Franco-Brasileira 2016 foi a de expor por meio do tema Retratos/Portraits lugares emblemáticos para a história da cultura mundial e de como artistas e outros personagens importantes registravam momentos e anseios da Sociedade.

Com o tema Retratos/Portraits, a Mostra Cultural Franco-Brasileira, realizada no último dia 21 de maio, no Liceu Pasteur, levou os visitantes a uma viagem extremamente visual por diferentes épocas e fatos históricos, e ressaltou como os artistas enxergavam os anseios da Sociedade e, segundo essa forma, se expressavam com retratos e imagens. Coordenado pelas Professoras Ivete Forlenza e Denise Grecco, o evento foi, mais uma vez, prova de como a Instituição consegue levar os alunos em mergulhos a conteúdos tão importantes sem perder sua fórmula lúdica, interativa e criativa.

Quem esteve presente também notou a variedade dos assuntos abordados pelas turmas. Ao mesmo tempo em que retratava acontecimentos e lugares historicamente importantes, a Mostra também apresentava a evolução na captação das imagens, sem perder de foco todas as mudanças intelectuais e tecnológicas que influenciaram esses registros.

A Educação Infantil é sempre um show à parte na forma como realizam a exposição de seus temas. O Maternal I e II mostrou, por meio da canção Bateau sur I’eau, a capacidade artística que há em cada um de nós. Com o título L’artiste, c’est moi!, cada aluno mostrou literalmente o artista que existe dentre deles. Além de cantarem a música, que remete a uma paisagem de um barco navegando em águas tranquilas, os pequenos colocaram a mão na massa e produziram lindos quadros carregados de cores e criatividade. Os alunos do Jardim I e II também não deixaram por menos. Com a proposta de levar os visitantes a um giro ao redor do mundo sem sair do lugar, retrataram diversas expressões culturais, por meio do universo lúdico em que vivem.

A imagem como arte – A fotografia, que poderia ser interpretada de forma simplista como um registro de um fato, uma pessoa ou um objeto, certamente é muito mais que isso: é uma forma de expressão artística de quem está por trás da câmera e coloca toda sua emoção para dar o clique que capta uma imagem. Foi possível notar essa importância ao acompanhar as exposições da turma do 6º ano Q do Ensino Fundamental I sobre o renomado fotógrafo Sebastião Salgado, contando a forma como ele retratava a Sociedade e falando de seus livros e projetos.

Mesmo sem saber efetivamente quem é o fotógrafo em questão, a imagem por ele captada pode contar muito de suas emoções no registro de um fato. Alguns trabalhos seguiram esse caminho e mostraram fatos históricos importantes por meio de fotos, caso das turmas dos 9os Anos P e Q do Ensino Fundamental II, que trouxeram a História do Retrato nas Guerras. Era possível ver quais foram as consequências das batalhas e toda a carga de emoção que estava impressa em cada imagem. Também seguindo essa linha, a 1ª Série do Ensino Médio abordou os Retratos Históricos da “Belle Époque”, período carregado de bagagem cultural e com muitas inovações artísticas.

Para que os acontecimentos históricos fossem registrados, era preciso ter um equipamento específico, no caso a câmera fotográfica. E com a turma do 7º Ano Q foi possível ver a Evolução da Câmera Fotográfica, desde sua invenção até as imagens que fazemos atualmente pelos celulares, e a Evolução da Captura de Imagens, mostrando todo o processo até as modernas câmeras digitais.

Sem dúvida, a Mostra Cultural Franco-Brasileira é um momento único dentro do Liceu Pasteur para se sair carregado de informações culturais e, ao mesmo tempo, perceber como é possível abordar temas tão relevantes aguçando a curiosidade e a capacidade criativa dos alunos.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA MOSTRA: Clique aqui

Veja a Galeria de fotos do evento - Clique aqui