Reportagens - 27/10/2015

Manhã Musical 2015

A edição 2015 da Manhã Musical do Liceu Pasteur mostrou que os alunos do colégio são verdadeiros símbolos de dedicação e apaixonados por música.

Os alunos do Liceu Pasteur tiveram a oportunidade de presentear pais, professores e convidados no último dia 17 de outubro com mais uma edição do evento Manhã Musical e deram um verdadeiro show.

Quando o relógio marcou 10h, o som começou a rolar. Dentre as diferentes apresentações do dia, a criançada do Jardim II e Fundamental I, em forma de coral, agitou o público com as músicas Amor I Love You, de Marisa Monte, e Alouette (tradicional canção francesa). Depois foi a vez de um novo coral formado pelo Fundamental II e Ensino Médio com um repertório de seis músicas, entre elas Sugar (Maroon 5) e I’m Yours (Jason Mars).

No 6º Ano, as alunas Aline, Ana Beatriz, Ananda, Helena, Juliana, Livia, Rafaela, Veridiana, juntamente dos alunos Cesar e Guilherme, tiveram participação especial no coral com os instrumentos. Rafaela era uma das mais empolgadas com a oportunidade. “É um momento muito especial para mostrar o que aprendemos. Sempre nos dedicamos ao máximo na aula de música e quando temos a oportunidade de tocar e cantar ficamos muito felizes”.

Livia era mais uma que não escondia a alegria por poder se apresentar. Ela não desgrudava um só segundo do seu grande companheiro, o violão. O instrumento foi um presente que ganhou dos pais no dia do seu aniversário e tem como diferencial um lindo desenho do Mickey, personagem da Disney. “Ganhei o violão de aniversário e, desde então, tenho me dedicado ao máximo nas aulas do Liceu para melhorar e aprender mais sobre o instrumento. Gosto muito das aulas e quero a cada dia entender mais sobre música. Estou muito feliz em me apresentar aqui no colégio”, comentou.

A alegria que contagiava os alunos também era notada de maneira efusiva nos pais e convidados. O maior exemplo disso era a família do estudante Thomas, de nove anos, aluno do 4º ano. Há três anos no Liceu, Thomas dava um verdadeiro espetáculo em suas apresentações na Manhã Musical. Com o violão, ele deixava todos encantados com a sua postura, digna de um músico profissional.

É claro que com toda essa prova de talento, pai André Guilger, de 42 anos, estampava o sorriso no rosto e se orgulhava a cada nota tocada pelo seu filho. “É um orgulho enorme ver a dedicação do Thomas em aprender a tocar o violão e se interessar cada vez mais pela música. Além de aprender no Liceu, ele se dedica muito em casa e o resultado disso é sua evolução”, explicou.

O pai também afirmou que a paixão do filhão pela música contagia a irmã mais nova Izabela, de sete anos, também estudante do Liceu. “Isso é muito bom para ela, pois se espelha na dedicação do irmão”, comentou. A força de vontade e a dedicação diária rendeu ao jovem Thomas um presente especial do pai. No último Rock in Rio, em setembro passado, o Metallica se apresentou. E quem estava lá para ver a banda de perto? Pois é. André resolveu preparar uma surpresa. “Não contei nada para o Thomas. Comprei os ingressos e fomos para o Rio de Janeiro assistir o show do Metallica. Ele só ficou sabendo no carro. Para mim, foi algo indescritível viver esse momento com o meu filho. E ele mereceu este presente”, enfatizou o pai com um enorme sorriso no rosto.

Momento japonês no Liceu – Para encerrar as apresentações musicais, o Liceu Pasteur preparou ótima surpresa aos convidados e alunos. Como convidados especial, o colégio trouxe o grupo de Percussão Japonesa Taiko, que se apresentou no palco da escola e proporcionou a todos a experiência de conhecer um pouco mais sobre o tradicional estilo musical do Japão. O Grupo Percussão Japonesa – Taiko é formado por professores e funcionários do Liceu e seus ensaios acontecem uma vez por semana, na unidade Vergueiro. A professora Dirce Yoshio, em parceira com Michele Yamamoto, colaboradora do colégio, tem a responsabilidade de passar aos alunos as técnicas para aprender as maneiras de tocar os instrumentos.

“Não temos palavras para agradecer o convite de apresentarmos o nosso trabalho neste dia especial para os alunos, pais e convidados do Liceu. A percussão japonesa traz fortes conceitos, como respeito, disciplina, coordenação e trabalho em grupo. Por isso, recomendo a todos que conheçam mais sobre ela e sempre estaremos à disposição de todos para ensinar”, explicou Dirce.

Ditaram o ritmo – A organização das apresentações mais uma vez ficou a cargo dos professores de música do Liceu, Monica Marsola e Nilo Sérgio Sanchez. O aval para as canções executadas, instrumentos usados e o papel de cada aluno foi da dupla.

Monica elogiou o desempenho de todos e agradeceu o apoio dos pais no evento. “Os alunos aqui do Liceu são muito dedicados. Cada vez mais eles se interessam por cada detalhe que envolve a música. E a comprovação de toda dedicação são as excelentes apresentações. A música é uma forma de educação e, cada vez mais, percebemos em nossos alunos uma educação musical fortemente presente. Por isso, quero agradecer aos pais por toda a força que dão aos filhos. E fica evidente que todos terão um futuro muito bonito com essa formação eclética proporcionada pelo colégio”, disse.
Segundo Nilo, o desempenho de todos os alunos e a participação dos pais merecem destaques na Manhã Musical. Além disso, o professor enfatizou o papel da música na vida dos estudantes. “A música proporciona o aumento da sensibilidade e do entusiasmo. Também motiva a integração entre eles durante os ensaios e preparativos para a Manhã Musical. Isso será fundamental para o futuro deles”. Ele também salientou que a edição do evento neste ano contou com maior número de participantes: “Até por conta do aumento do número de alunos na escola, tivemos mais estudantes se apresentando. E novos talentos surgem a cada momento”, destacou.

Galeria de fotos: Clique aqui