Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Reportagens

Voltar
Reportagens - 22/12/2016

Luz, câmera... educação!

Cinema vira ferramenta para estimular o conhecimento e passa a fazer parte de projeto extracurricular no Liceu Pasteur

Os professores e a diretoria do Liceu Pasteur estão sempre com os radares ligados para buscar novas ferramentas que estimulem ainda mais a busca de conhecimento por parte dos alunos. E, neste ano, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e das 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio foram convidados a participar de projeto que tinha o Cinema como fonte de conhecimento e meio de integração entre professores e alunos.

Ainda no começo deste ano, o professor de Geografia e Sociologia, Alexandre Buccini, apresentou o projeto para a direção. “Tenho formação em Ciências Sociais, Geografia e Direito. Estou terminando o Doutorado em Sociologia do Cinema e a minha tese de Doutorado é a de apresentar o cinema como uma nova linguagem a ser utilizada pela escola. Então trouxe todo esse conceito para a direção do Liceu Pasteur, que rapidamente aceitou a proposta do projeto”, revela o professor.  

Os alunos que se inscreveram para participar da atividade começaram a ter as primeiras aulas no mês de abril. A ideia era que cada grupo de alunos fosse capaz de produzir filme curta-metragem, desde a ideia inicial, passando pela roteirização, direção, produção, filmagens e edição, entre outras etapas do processo criativo.

Todo o trabalho tinha também como objetivo a exibição no Festival de Cinema François Truffaut 2016, criado pelo Liceu Pasteur como o ponto de encerramento do projeto. O Festival contou com o apoio da Aliança Francesa, que cedeu seu moderno teatro para a realização do evento, que aconteceu no dia 29 de outubro, e contou com a exibição de dois filmes produzidos pelos estudantes: Outline e O Mestre de Moxcon. Na oportunidade, as obras também foram avaliadas por uma banca de quatro especialistas em cinema para oferecer premiação de acordo com cinco categorias: Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Melhor Direção Fotográfica, Melhor Roteiro e Melhor Filme.

O grupo de alunos da 1ª Série produziu o filme Outline, que foi premiado nas categorias Melhor Direção e Melhor Direção de Arte. Já o grupo da 2ª Série produziu o filme O Mestre de Moxcon, que levou os prêmios das categorias Melhor Direção Fotográfica, Melhor Roteiro e Melhor Filme.

Confraternização – A experiência com Cinema parece ter realmente caído no gosto dos alunos. No começo do mês de dezembro, todos os envolvidos com o projeto participaram de uma pizzada realizada no Liceu Pasteur para marcar o fechamento das atividades do projeto. E era evidente a satisfação e entusiasmo dos alunos pelos resultados alcançados.

  “Foi uma oportunidade muito interessante. O professor Alexandre também nos convidou para acompanhar algumas filmagens que ele está trabalhando para a tese de Doutorado, o que enriqueceu ainda mais o conteúdo das aulas que tivemos nos últimos meses. Eu mesmo, que já pensava em seguir na área, fiquei ainda mais seguro na minha decisão”, revelou Eduardo, estudante da 2ª Série do Ensino Médio.

Em 2017, o projeto cinema terá continuidade e, muito provavelmente, será ainda mais abrangente. “Pelo interesse dos alunos, acreditamos que vamos ter ainda mais grupos para o ano que vem. Também vamos estender para as turmas da 3ª Série do Ensino Médio, a pedido de quem participou neste ano”, antecipa Alexandre.

Segundo a direção do Liceu Pasteur, a expectativa é de conseguir atrair mais alunos e propor que os grupos também produzam filmes em Francês. Há ainda plano de retomar o Clube de Cinema, no qual filmes franceses serão exibidos nas instalações do colégio para que pais e alunos possam apreciar as obras. “O que sabemos é que o projeto foi um sucesso. Os alunos colocaram a mão na massa e mostraram extremo interesse nos processos de criação e produção. Com isso, desenvolveram novas habilidades que ajudam em outras disciplinas, além de terem contagiado colegas que neste ano acabaram não participando. Então a expectativa para o próximo ano é muito grande”, conclui Alexandre.


O grupo responsável pela produção do filme Outline contou com a participação dos alunos(as): Aline, Jéssica, Julia, Luiza, Mariana, Gabriel, Gustavo e Luca.
Já o grupo que produziu o filme Mestre de Moxcon contou com a participação dos alunos(as): Julia, Eduardo, Pedro Luiz, Raphael, Rodrigo, Samuel e Victor.

Galeria de Fotos do Festival - Clique aqui 

Destaque - Clique aqui

Destaque no Jornal Zona Sul - Clique aqui


Compartilhe: Voltar