Reportagens - 27/08/2011

Jogos Esportivos e de Integração

Jogos Esportivos do Liceu Pasteur reforçam filosofia da Instituição de realizar eventos que fomentem integração entre alunos, pais e professores

A realização da primeira edição dos Jogos Esportivos do Liceu Pasteur serve para reforçar a filosofia da instituição de integração entre pais, alunos e professores. O evento que aconteceu em 27 de agosto foi uma amostra de mais uma atividade que deve se tornar tradicional na agenda dos estudantes, e que reúne a prática de diversas modalidades com equipes mescladas por alunos de todas as séries.

Neste ano, o dia ensolarado brindou a estréia da atividade e esquentou ainda mais as disputas nas quadras e nas pistas. Os 50 alunos que participaram dos jogos começaram o dia ansiosos pelo sorteio que definiria a formação de cada equipe. Um a um, os estudantes-atletas foram recebendo as camisetas azul, verde ou vermelha. E, logo cedo, por volta das 8h30, começaram as disputas. Os pais que marcaram presença não deixaram por menos na animação, e fizeram seu papel com muita torcida e apoio. E o que se viu ao longo de toda a manhã de provas foi disposição extra dos participantes em cada rebatida nas partidas de Tênis, no fôlego a mais nas corridas de Atletismo e em cada chute a gol no Futebol.

Os pais Vera Maria Bidueira e Enio Delollo não tiraram os olhos do filho Thales Bidueira Delollo. Ele, que é da 6º ano, foi um dos integrantes da equipe Verde. E seu anseio em participar dos Jogos Esportivos não foi surpresa para os pais. Thales é adepto dos esportes. Chegou ao Liceu com a raquete de Tênis debaixo do braço, e já mostrava que não daria mole aos outros competidores. “Ele realmente adora esportes. Aqui no Liceu, inclusive, tem desenvolvido ainda mais essa aptidão. Além das modalidades mais tradicionais, ele é um dos alunos que participam dos treinos de Rugby”, destaca Enio Delollo, que, ao revelar ser um adorador dos esportes e que já marcou presença nos campos de Rugby na sua juventude, deixa claro quem é a referência de Thales no assunto.

Enio Delollo, o filho Thales e Vera Maria Bidueira

Alexandre Uhlig e Henrique

Outro pai que não deu trégua no apoio ao filho foi Alexandre Uhlig. Sempre de pé, e com o pulmão cheio de força para orientar Henrique Uhlig, do 7º ano, ele foi a personalização do que o Liceu Pasteur pretende com iniciativas como essas. Tanto na hora da corrida quanto nas partidas de Futebol, modalidades que Henrique competiu, o pai não parou um segundo. Agitado, chegava a simular chutes e cabeceios a cada dividida do filho em quadra. E quando o time de Henrique fazia um gol, sua comemoração era digna de uma conquista de título de Copa do Mundo.

E todos os que ali estavam perceberam realmente a importância da atividade. É o caso de Elza Garcia, que acompanhou o neto Vitor Garcia, do 7º ano. Ela revelou orgulhosa que chegou bem cedo e, ao final das competições, por volta do meio-dia, ainda estava animada por ter acompanhado cada movimento de Vitor nas competições. “É fundamental estar com eles em momentos assim que a escola proporciona. Participo de tudo o que posso ao lado do meu neto”, sublinha.

Elza Garcia e o neto Vitor

ClassificaçãoNão há dúvida de que, mais do que vencer, participar é a parte fundamental dos Jogos Esportivos. Mas o momento que marcou pela emoção foi a divulgação dos resultados. Além das conquistas individuais das equipes no Tênis, Atletismo e Futebol, um dos critérios era a animação dos competidores com gritos de guerra e apoio aos companheiros. Na classificação geral, a grande campeã foi a equipe Verde. Em segundo lugar, ficou a equipe Azul, colada pela terceira colocada, equipe Vermelha.

Em cada atividade, a classificação ficou assim:

ATLETISMO

1° colocado – Equipe Verde

2° colocado – Equipe Azul

3° colocado – Equipe Vermelha

TÊNIS

1° colocado – Equipe Azul

2° colocado – Equipe Verde

3° colocado – Equipe Vermelha

FUTEBOL

1° colocado – Equipe Vermelha

2° colocado – Equipe Verde

3° colocado – Equipe Azul

Assim que finalizada a atividade, com a entrega das medalhas, todos puderam confraternizar o sucesso dos Jogos Esportivos com o merecido lanche de encerramento. A direção do Liceu Pasteur agradece a participação dos professores, responsáveis diretos pela realização dos Jogos Esportivos. São eles: Marcelo Mancini, Roberto Bacchi, Daniel Franchim, Maria Alcione Almeida Silva, Walter Escobar, Aroldo Machado, Jonathas Suzarte, Adriana Bomans, Eliana Dourado, José Roberto da Silva e Cristina Shimizu.

E vale deixar reforçado o convite para todos os alunos ficarem ligados na programação de 2012, na qual os Jogos Esportivos serão destaque. Não deixem de participar!

Mais fotos na Galeria de fotos