Reportagens - 16/08/2013

Jogos Esportivos 2013

Os Jogos Esportivos já são parte da agenda de eventos anuais do Liceu Pasteur e fazem a alegria dos alunos. Juntamente com as atividades, colégio lembrou o Dia dos Pais e protagonizou muita descontração entre as famílias.

No último sábado, 10/08, o Liceu Pasteur se preparou para ser palco da prática de esportes. A escola, como faz todos os anos, promoveu mais uma edição dos Jogos Esportivos. A ação tem como principais fundamentos a propagação da importância da prática de atividades físicas e a promoção da maior interação entre os estudantes.

Praticamente todas as instalações da escola destinadas aos esportes estavam tomadas por jovens. Modalidades como futsal e vôlei eram as que faziam maior sucesso, tendo até filas de espera controladas pelos professores de Educação Física da Instituição. No campo, a garotada do 2º Ano do Ensino Fundamental esbanjava força. E não era para menos, já que lá era o local em que meninas e meninos se dividiam em dois grupos e, mesclados, mediam esforços no famoso cabo de guerra. Ou seja, eram risadas garantidas.

Como forma de premiação aos alunos que participavam das atividades nas quadras e no campo, o Liceu entregou aos vencedores medalhas douradas. De certa forma, o prêmio serviu de injeção de ânimo para o desenvolvimento em diversos meios esportivos e no trabalho em grupo.

Alguns alunos ostentavam suas medalhas com o maior orgulho. Foi o caso de Carlos Henrique, aluno do 6º Ano. Ele estuda desde os seis anos de idade no Liceu e faz questão de não perder uma ocasião dos Jogos Esportivos. Além disso, procura participar de todas as atividades do dia, sem perder, é claro, o bom humor.“O melhor de tudo é estar com os amigos (risos). Gosto de participar dos jogos mais pelo fato de poder curtir a escola de um jeito diferente, de maneira que eu possa, juntamente com os meus colegas, praticar meu esporte favorito e poder festejar com eles as vitórias”, ressaltou o jovem de 11 anos, que também fez questão de falar sobre o esporte que mais ama: “Gosto muito de futebol. Todas as terças-feiras eu tenho aula de futebol aqui no Liceu e procuro aproveitar sempre muito bem esses momentos”, disse o são-paulino Carlos Henrique.

Observando de perto o desempenho e a alegria de Carlos Henrique nos Jogos Esportivos estava sua mãe, Raquel Bordignon. Integrante do grupo formado por mães que não desgrudam a atenção dos filhos e que não escondem a satisfação a cada sorriso de seus pequenos, Raquel fez questão de estar no Liceu e acompanhar de perto as ações promovidas pela escola. “Atividades assim mostram a preocupação do Liceu na questão da boa formação do ser humano. O Carlos é o meu filho mais velho e o colégio tem feito muito bem a ele em questões que vão além de boas notas. Meu filho, a cada ano, mostra sinais fortes de companheirismo, entrosamento e respeito com os colegas. Isso graças aos fundamentos que o Liceu transmite aos seus estudantes”, explicou.

Dia dos Pais – No último domingo foi comemorado o Dia dos Pais. Os alunos do Liceu, em especial os da Educação Infantil e os do 1º Ano do Ensino Fundamental, puderam festejar a data um dia antes, e certamente proporcionaram uma manhã agitada, cheia de atividades e alegrias àqueles que são considerados ídolos, heróis e exemplo.

Os papais não sabiam, mas logo de cara tiveram que encarar a sala de judô do colégio. Era notória a cara de surpresa dos pais e o sorriso no rosto da criançada, mesmo sem saber o que seria feito no espaço. Sob o comando do Professor Edson Casagrande, os pais teriam que fazer uma atividade que consistia em não deixar seus filhos pegarem os dedões de seus pés. Risos não faltaram. Até as mães, do lado de fora, incentivavam os pequenos rumo à missão quase impossível.

Alguns pais tiveram vantagem pela experiência, mas teve quem ficou em desvantagem na parada, mas sem motivos para reclamar. Sandro Medeiros mostrou força, garra e superação no intuito de evitar a derrota no tatame. Entretanto, sua tarefa era a mais complicada. Se com um fica difícil, imagina com dois. Pois é, Sandro Medeiros, pais dos gêmeos João Vitor e Gabriel, teve que lidar com a dura tarefa do dois contra um na luta pela busca do “dedão do pé do pai”.

“Foi complicada minha situação (risos), mas não existe prazer maior para um pai do que ver seus filhos se divertindo, ainda mais que os amigos estavam próximos. Quero parabenizar o Liceu por eventos como este, que incentivam também a aproximação dos pais com o ambiente de estudo dos filhos. Tenho certeza de que isso ajudará na ótima formação humana do João Vitor e do Gabriel”, enalteceu o pai.

Não tem preço – A felicidade dos pais e dos alunos deixava a sensação de dever cumprido para os professores e profissionais do Liceu. Quem não fazia questão alguma de esconder isto era Mari Lázaro Ramos, professora há mais de 30 anos do colégio e que também foi aluna da Instituição.Seus alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental desenvolveram, com o auxilio de Mari,  uma recordação para os pais. Uma pequena lixeira de carro foi criada, composta de uma mensagem e um desenho feito por cada criança. “O Dia dos Pais é uma data importante, principalmente para os pais, que, muitas vezes, sofrem com a falta de tempo para ficarem mais próximos de seus filhos. Por isso, nós do Liceu pensamos em cada detalhe, atividade e recordação, pois sabemos da relevância da data, e como isso pode servir de exemplo para os alunos no futuro”, argumentou.

Depois de todas as atividades, os pais, já com os presentes, ainda tiveram a oportunidade de desfrutar de um café da manhã promovido pela equipe do Liceu, que serviu também de ponto de encontro para um bate-papo entre alunos e famílias.

Galeria de fotos dos Jogos Esportivos

Galeria de fotos do Dia dos Pais