Reportagens - 24/03/2013

Jogos de Raciocínio

Raciocínio por todos os lados

Terceira edição dos Jogos de Raciocínio do Liceu Pasteur reuniu pais e alunos para enfrentar desafios matemáticos e de lógica. Neste ano, novidades como o Origami estiveram na lista das atividades que colocaram todos para pensar e aprender.

O Liceu Pasteur realizou, no último dia 16 de março, a terceira edição dos Jogos de Raciocínio. O evento tem como objetivo reunir pais e alunos para que eles participem de desafios que englobam lógica, aritmética e coordenação motora, entre outros. Neste ano, os participantes puderam encontrar novidades nas salas de aulas, como o Origami e o Xadrez Japonês (também conhecido como Shogi).

Na lista de atividades estiveram ainda Xadrez, desafios matemáticos, Xadrez Gigante, jogos de mesa, informática e robótica, além da gincana no campo e nas quadras que mesclavam problemas envolvendo lógica e atividades físicas, como corrida no saco, pular corda, arremesso ao cesto e boliche.

Para os professores James e Silvana, que coordenaram a organização do evento, a edição deste ano contou com evolução bastante significativa em relação ao ano passado. “Além de um aumento de participação de pais e alunos e de novidades em relação aos desafios, contamos com comprometimento muito forte dos professores e dos alunos do Ensino Médio”, explica Silvana. Quando fala do comprometimento dos alunos do Ensino Médio, a professora explica que eles não participam diretamente dos Jogos de Raciocínio, mas são os responsáveis por formular os problemas de lógica da gincana no campo e, no dia do evento, dão suporte à equipe de professores de Educação Física – Walter, Adriana, José Roberto, Lilian, Lídia e Sônia – e Daniel, professor de matemática, no monitoramento da atividade.
James e Silvana
Marco Antônio e Sonia Magnanini

Um exemplo emblemático de como o evento é catalisador da integração familiar foram as presenças de Marco Antônio e Sonia Magnanini, que acompanharam os filhos trigêmeos e alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, Helena, Raquel e César, por todas as salas. Eles desvendavam desafios, brincavam nos jogos de mesa e estavam atentos para não errar as dobraduras na sala de Origami.

A professora de Artes Marlene, que coordenou o Origami, explica a importância da atividade para os pequeninos. “É muito legal perceber como eles conseguem reconhecer e nomear figuras geométricas, além de aguçar a imaginação. Ajuda ainda em dar maior precisão e equilíbrio em outras atividades que venha fazer”, explica.

professora Marlene

Ademir e Yuri Carvalho

Quem também fez questão de marcar presença foi o casal Ademir e YuriCarvalho, pais do Gabriel, do 7º ano do Ensino Fundamental, e do Gustavo, do 5º ano do Ensino fundamental. Aliás, Ademir e Gabriel são assíduos jogadores do Shogi, também conhecido como Xadrez Japonês. E foi no Liceu Pasteur que eles conhecerem essa modalidade do jogo de tabuleiro. Claro que a influência japonesa da mãe de Yuri também ajudou bastante, mas assim que Gabriel teve acesso às regras do jogo, repassou ao pai e hoje estão sempre prontos para uma partidinha. O responsável pelo Xadrez no Liceu Pasteur é o Professor James e o currículo dele mostra o motivo pelo qual os alunos também são craques na hora do xeque-mate. James é Mestre Internacional pela Federação Internacional de Xadrez, é o atual vice-campeão brasileiro, e foi campeão brasileiro de Shogi em 2011.

Brincar para ensinar – A forma lúdica como algumas atividades dos Jogos de Raciocínio são preparadas ajuda muito no desenvolvimento dos alunos, principalmente dos menores, e pôde ser conferida na sala do Xadrez Gigante. A prova era a didática disputa entre Alexandre Ramos e o filho Pedro, do 2º ano do Ensino Fundamental, comAndré Guilger e o filho Thomas, também do 2º ano do Ensino Fundamental, no tabuleiro instalado no chão da sala de aula. As peças, que muitas vezes são maiores que os próprios jogadores mirins, aguçam a vontade de aprender mais sobre o jogo e os pais também acabam se divertindo com a situação. Até na hora da foto um alerta foi dado pelos jovens jogadores: ninguém poderia mexer nas peças, pois a disputa estava acirrada!

Xadrez gigante

Classificação das Gincanas