Reportagens - 22/12/2016

Formatura Ensino Médio 2016

Um dos momentos mais especiais da jornada de um estudante é sua formatura no Ensino Médio, momento de curtir lembranças e de se preparar para novos desafios

Os momentos mais especiais na vida estudantil são aqueles que marcam as conquistas, resultado da dedicação nos estudos. Um deles é a formatura do Ensino Médio, sempre recheada de muita emoção e lembranças do tempo de infância e adolescência. No Liceu Pasteur, a formatura é tradicionalmente marcada por uma celebração realizada na Capela do colégio com a presença de professores, funcionários, pais, convidados e formandos.

A cerimônia deste ano aconteceu no último dia 17 de dezembro e foi marcada por muita emoção. Já nas primeiras palavras do discurso do Capelão Pe. Marius Rossier já era possível perceber que todos estavam bastante envolvidos com o momento e como seria o clima do evento. Ele refletiu sobre as atitudes que os alunos precisam ter a partir dessa nova etapa e que devem fazer valer um dos lemas do Liceu Pasteur. “Precisamos ter atitude. Deixar nossa marca na História. Não precisamos de jovens “sofá”. Temos sempre que querer ser os titulares no jogo da vida”, afirmou o Pe. Rossier.

Ainda como parte do cronograma da cerimônia, o Diretor Geral do Liceu Pasteur, Dr. Moacyr Expedito Marret Vaz Guimarães, também fez seu discurso. E foi um momento de contextualizar a conquistas dos alunos com a situação atual do nosso País. “Vivemos dias difíceis no Brasil e vocês, formandos, são o futuro e precisam ser os construtores de tempos melhores. Saibam que os obstáculos existem para serem ultrapassados e as dificuldades para serem vencidas. Vocês já venceram uma importante etapa. E vencedores são inimigos de qualquer tipo de medo. Parabéns a todos”, refletiu.
O Vice-diretor Cláudio Kassab também guiou o seu discurso com o mesmo tom. “É preciso ter certeza que todas as dificuldades serão superadas. Para isso também é fundamental a mudança, pois só com novas atitudes é possível conseguir resultados diferentes. Vocês estão muito preparados e têm o selo Liceu Pasteur para serem os personagens destas mudanças”, reforçou Cláudio. A Diretora Pedagógica, Stella Palmisano, fechou a primeira rodada de discursos também parabenizando os alunos e deu o recado. “Tivemos muitas notícias ruins neste ano e muito por culpa da falta de ética de quem está no comando do País. Temos a felicidade, e a certeza, de que estamos formando mais uma turma toda composta de cidadãos éticos e que farão o que precisa ser feito com muita dedicação e respeito para o bem da sociedade”, concluiu.

Homenagens – Os alunos reservaram uma parte da cerimônia para homenagens. Fizeram discursos muito emocionados sobre a importância de seus professores no dia a dia, enquanto alunos do Liceu Pasteur, e para estarem preparados para o que vem pela frente. Também separam lindas palavras para falarem de dois professores Paulo Gilberto e Luiz Carlos, patrono e paraninfo da turma, respectivamente.

Um dos porta-vozes dos formandos foi o aluno Bruno. A escolha tem uma justificativa: ele é aluno do Liceu Pasteur desde o Jardim III, quando tinha cinco anos. Hoje, Bruno sai do colégio e já está com uma vaga garantida no Instituto Mauá de Tecnologia, onde irá cursar Engenharia Mecânica.

Bruno, acompanhado no discurso por todos seus colegas, também falou sobre como é o trato com os alunos dentro da Instituição. “Não somos conhecidos como um número. Temos muita proximidade com professores e funcionários. Somos uma grande família. E vou levar todos comigo para o resto da vida, pois vivi muito tempo aqui. A saudade será enorme”, revelou o estudante que estava sempre na mira dos olhos orgulhosos dos pais Luiz Carlos Baracat e Alba Emma Baracat Agostinho.
Outra mensagem emblemática de toda a cerimônia foi dada pela professora Vera Lúcia e mostra a força da relação entre professor e aluno no Liceu Pasteur. “Sei da história de cada um. Construímos uma forte relação de amizade e com muito carinho. A turma de 2016 me fez gostar ainda mais do que eu faço”, finalizou.

Veja a Galeria de fotos da Formatura 2016 - Clique aqui