Reportagens - 21/12/2012

Formatura 2012

Jamais será esquecido

Dr. Moacyr Expedito Marret Vaz Guimarães acordou no último dia 15 de dezembro sabendo que teria uma grande responsabilidade logo pela manhã. Sua missão na data era de discursar para os concluintes da 3ª Série do Ensino Médio, na Capela São Francisco de Sales do Liceu Pasteur. Não que isso possa ser tarefa difícil para quem há tanto tempo se dedica à Educação, mas ter a incumbência da palavra aos formandos é saber que o dito representará um marco do Liceu nas vidas dos novos ex-alunos.

A Capela do Liceu estava com os estudantes sentados nas primeiras fileiras, seguidos logo atrás pelos pais e familiares. Depois da cerimônia de ação de graças, presidida pelo Capelão Padre Marius Rossier, foi a vez do Dr. Moacyr Vaz Guimarães tomar posse do microfone, olhar para os alunos e entender o porquê dele não se esquecer de pensar bem na resolução de sua lição de casa anual.
Com a maestria que sua experiência no assunto lhe permite, ele foi mais um professor para os alunos, desta vez fora da sala de aula: “Não importam as dificuldades e empecilhos que possam aparecer no caminho. Eles são colocados para vocês os vencerem, e vocês vencerão. O Liceu é apenas uma base, mas essa base os encorajará. Pois a vida é para quem consegue superar os medos, e vocês estão preparados. Saibam que o Liceu sempre os considerará eternos alunos”,discursou.

Professores e demais membros da diretoria da Instituição também puderam dar suas últimas mensagens aos alunos. Sentado em meio aos colegas de Liceu, o Dr. Moacyr Vaz Guimarães observava tudo, com uma atenção especial nos semblantes dos jovens. Se, por algum momento, ele tiver se questionado se a equipe do Pasteur havia realmente feito sua lição de casa, as respostas foram dadas, indiretamente, pelos alunos Camila e Luis Henrique, por meio de agradecimentos ao Liceu.

“Há 13 anos estudo no Liceu, e constituí uma verdadeira família. Foi com essa família que aprendi a superar dificuldades em todos os sentidos, e pude me fortalecer como ser humano. Tenho certeza de que a escola me deu a coragem para seguir minha vida, agora longe do lugar que serviu como minha casa por um bom tempo”, declarou Camila, que agora fará faculdade de Engenharia Química.
O Liceu foi a terceira escola na vida de Luis Henrique. Ele diz ter sido a melhor decisão de sua vida a vinda para a Instituição. E também agradeceu aos colegas e professores. “A estrutura do colégio, os professores e os amigos foram fundamentais para o meu crescimento como estudante e formação de caráter. Pude conhecer demais instituições, isso me fez entender o quanto de diferença positiva o Liceu tem perante outras escolas”, explicou Luis Henrique, que se prepara para outra importante missão: “Vou fazer Medicina. E tenho certeza que toda a base do Liceu me ajudará a conquistar esse mais novo objetivo de vida”.

Agradecimento – Willian Antunes, pai de Camila, levou a família inteira para presenciar um dos momentos mais importantes da vida de sua filha. Em meio à comemoração, ele não escondeu a emoção e disse ter certeza de que o futuro profissional da mais nova engenheira química da família será benéfico, graças à escola.

“Quando escolhemos colocá-la no Liceu, tivemos a certeza da segurança. A segurança que é saber que sua filha está numa escola cujo ensino vai além do básico, que consegue despertar na criança e no futuro adulto interesses em culinária, música, esportes, outras culturas e línguas. Isso tudo é o ensino clássico, e faz o Liceu destoar dos demais e contar com alunos importantes em sua rica história”, contou o pai, que, logo, terá de se preparar para mais uma emoção, pois a filha Milena, de 12 anos, está no 8º ano do Ensino Fundamental, também no Liceu.

Por falar em emoção, Romy Tutia não se conteve quando viu o filho receber seu diploma das mãos da diretoria do Liceu. Mãe do aluno Gabriel, Romy não se esquece do que o filho lhe disse quando foi conhecer a escola. “Lembro-me bem que o Gabriel veio conhecer o Liceu e depois me disse que gostaria muito de estudar aqui, principalmente por causa da cozinha (risos). Jamais vou esquecer isso, e tenho certeza de que a escola ficará marcada na vida do meu filho e de seus amigos. O Liceu ajuda na formação do estudante, mas vai além. Também forma um cidadão preparado para qualquer desafio”, disse a emocionada mãe.

De braços abertos – Presente na celebração de formatura dos alunos, o Vice-Diretor Geral Cláudio Kassab exaltou a data como inesquecível não só na vida dos estudantes, mas também na história do colégio. Segundo ele, foi mais uma família formada, sabedora de que a casa estará sempre aberta. “Cada turma é diferente, são novas famílias e amizades que não param com o tempo. É por isso que o Liceu, mais do que uma instituição, é uma casa, um lugar que sempre estará à espera de seus familiares para dar continuidade a essa história de sucesso, que se estende ao longo dos anos”, completou.

Galeria de Fotos do Evento