Reportagens - 13/06/2014

Festa Junina 2014

Mesmo sendo uma celebração com origem na Idade Média, a Festa Junina sempre foi um dos eventos mais celebrados ao redor do Mundo. Nos tempos atuais, registrar esse momento ficou ainda mais fácil com tanta tecnologia. E a nossa Festa Junina é uma prova disso.

A Festa Junina, celebração católica que teve origem ainda na Idade Média, rompe as barreiras do tempo. Ano após ano, o evento parece ganhar ainda mais força. No calendário escolar, o evento tem sempre lugar cativo. É momento em que alunos, familiares e professores se reúnem para se divertir e se confraternizar. Registrar esse momento é tão tradicional quanto a própria celebração. Desde muito tempo atrás, todos guardam uma recordação de Festas Juninas passadas. E, com o advento da tecnologia, ficou ainda mais fácil registrar cada lance, cada dança e a alegria de se ganhar uma prenda nas brincadeiras típicas.

No Liceu Pasteur não é diferente. Neste ano, o colégio reservou o dia 7 de junho último para realizar a sua tradicional Festa Junina, que ocupa toda a área de convivência da escola e o campo de futebol. Não faltaram brincadeiras, bingo, comidas típicas e muito menos a folclórica dança da quadrilha. Por todo o lado, o que se vê são máquinas digitais robustas, celulares de última geração e tablets prontos para fazer fotos ou até mesmo um pequeno filme. Não é difícil ver fileiras de pais ávidos para eternizar o momento e, claro, deixar a lembrança para que seus filhos possam curtir mais tarde.

Claudice Silva é um bom exemplo disso. Ela não tirava os olhos de sua filha Luisa, do 4º Ano do Ensino Fundamental. Enquanto Luisa se preparava para a dança de sua turma, Claudice estava sempre com a máquina digital nas mãos, pronta para o clique. Luisa e as colegas também não perderam a oportunidade de caprichar nas poses e na coreografia.
  E quem pensa que a tecnologia é coisa só para jovens, muito se engana. Jae Bongshim é avô de Laura, aluna do 4º Ano do Ensino Fundamental, e, trajando seu chapeuzinho de palha para manter o clima caipira, não perdia a atenção com o tablet sempre apontado para a dança da neta, que também estava acompanhada do pai Sung Shim e da mãe Chung Park.
Até mesmo quem já fez parte da festa como aluno, e hoje vem ao Liceu Pasteur para matar a saudades dos tempos de colégio, não deixa de guardar novas recordações. As ex-alunas Ana Parodi, Giulia Bianchi e Aline Bednarski são recém-formadas e não perderam a oportunidade de girar por todos os lados, registrando todos os momentos com os colegas e professores.

Bons anfitriões – Além da Festa Junina ser uma celebração de alunos, familiares e professores, também é o momento no qual o colégio abre as portas para toda a comunidade vizinha que queira participar do evento. Então é sempre hora de mostrar que quem estuda e trabalha no dia a dia do Liceu Pasteur faz questão de ser um bom anfitrião, com muita organização e qualidade na realização das danças e brincadeiras, além de cuidado extra com as comidas típicas servidas nas barracas espalhadas pelo colégio.

Os alunos da 3ª Série do Ensino Médio vão além e colocam a mão na massa. Ao mesmo tempo em que estão se divertindo, também se revezam no atendimento na barraca de doces e no leva e traz do Correio Elegante. Professores estão por toda a parte, sempre prontos para ajudar a fazer da Festa Junina um ambiente agradável para quem marca presença.
  Fato emblemático é a disposição da coordenadora de ensino, Maria Aparecida Souto Mayor, em sua função de supervisora do bingo. Ela é quem ajuda na seleção de prendas, que são doações feitas por alunos, e não deixa ninguém ficar desatento a cada pedra cantada. “Nossos alunos estão há 20 dias trazendo as prendas. Nós pegamos aqueles mais chamativos e fazemos um belo embrulho para atrair o pessoal para o bingo, é claro”, brinca Maria Aparecida. “Todas as prendas recebidas são distribuídas também para as outras barracas de brincadeiras, como a pescaria, boca de palhaço e chute ao gol, entre outras”, reforça a coordenadora.

O que fica claro é que a Festa Junina é mesmo uma celebração que merece o registro. Seja na mente, pela lente de uma câmera ou pelo celular, é um evento em que os alunos sempre terão recordações e que farão questão de passar a tradição para as futuras gerações. Por isso, aquela foto com roupa caipira nunca será uma coisa do passado. Nos tempos de hoje, é algo ainda mais fácil de guardar para o futuro.

Clique aqui para a video da Festa Junina

Clique aqui para a Galeria de Fotos

Clique aqui para a matéria do jornal S. Paulo Zona Sul

Clique aqui para a video do show pirotécnico