Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Reportagens

Voltar
Reportagens - 18/04/2012

Encontro com Profissionais - 2012

Para pavimentar a decisão profissional

Liceu Pasteur coloca Encontro Profissional na agenda anual de eventos extracurriculares e acredita que levar as experiências de profissionais aos alunos diminui a angústia e as dúvidas na hora de escolher o caminho a seguir.


Poder conversar com profissionais de diversas áreas e tirar dúvidas sobre qual caminho seguir, assim que terminada a jornada escolar, é algo que se torna cada vez mais importante para os jovens. O excesso de informação, muito benéfico para o aprimoramento intelectual, pode fazer com que se abra demais o leque de opções. E, é claro, a escolha da área a se seguir fica ainda mais difícil. O Liceu Pasteur tem tratado a questão do suporte aos alunos nesse sentido como uma de suas prioridades, principalmente para os que estão no Ensino Médio. No último dia 14 de abril, aconteceu o Encontro com Profissionais, que é a atividade na qual uma série de profissionais, que também são ex-alunos do Liceu Pasteur, leva um pouco de suas experiências àqueles que estão com o sinal de interrogação piscando para a tomada da decisão.

  Isabela está no 1º ano do Ensino Médio e é um exemplo emblemático da realidade que o jovem estudante precisa encarar. Com pouco mais de dois anos para o vestibular, ela esteve atenta a quase todas as palestras que aconteceram naquele dia. Na sua lista de possíveis áreas estão Arquitetura, Psicologia, Hotelaria e Publicidade. “Ainda estou com dúvidas de qual profissão seguir. O encontro é fundamental para me auxiliar e o contato com quem já atua na área é algo valioso para dar argumentos na escolha”, explica a aluna. Ela reforça que esse encontro, em particular, foi muito positivo. Tanto que colocou a Psicologia alguns passos à frente das outras opções. “Gosto muito da área de Humanas. Apesar de me sentir bastante atraída também pela Arquitetura, percebi nas palestras que a Psicologia tem mais a ver comigo. Gosto da ideia de ter contato direto com pessoas e poder conhecer seus problemas para ajudá-las”, reforça.
A preocupação em saber para que lado ir não é exclusividade de quem já ingressou ou está prestes a terminar o Ensino Médio. Pelos corredores do Liceu Pasteur, Marcos estava atento a tudo o que se passava. Ele está no 9º ano do Ensino Fundamental e quer ter certeza de que está tomando a decisão correta. “Já decidi que quero cursar Engenharia Civil. Mas é importante ver os diferentes lados das outras profissões. Meu pai é engenheiro e isso tem me ajudado a entender mais as nuances da área”, revela Marcos.  

 

  A orientadora educacional Terezinha coordenou o Encontro Profissional deste ano. Pelo seu cotidiano no Liceu Pasteur, ela está muito próxima das dúvidas, anseios e preocupações dos estudantes. Isso ajudou a formatar um cronograma ainda mais direcionado aos interesses de todos que participaram da atividade. Ela acredita que há mesmo uma falta de foco para a decisão, exatamente pelo excesso de informação que o jovem tem hoje. 

“Atualmente, é preciso dar mais ferramentas que coloquem o aluno na direção correta. Com o advento da tecnologia, eles podem pesquisar sobre muitas áreas e acabam por perder a essência de determinada profissão. O encontro é algo que está na agenda anual de eventos do Liceu Pasteur e que pode ser colocado como um dos mais importantes no âmbito de suporte que as instituições devem dar aos alunos antes que eles cheguem à universidade” sublinha. Terezinha acredita ainda que todos os educadores devem motivar o amadurecimento dos alunos e se comprometerem com essa função. “Eles precisam sair da adolescência com autoconhecimento, maturidade, segurança e autoestima, o que os deixará mais perto de uma vida adulta bem-sucedida”, conclui.

Frente a Frente – Quando colocados frente a frente com os profissionais, os estudantes têm mostrado uma característica muito peculiar da nova geração. Estão cada vez mais interessados nos detalhes do dia a dia da profissão.Sebastião Fernando Araujo de Castro Rangel e Rodolfo Cesar Milano foram os palestrantes da área de Direito. Eles se mostraram bastante contentes com o tom das conversas ao longo das palestras. “Eles parecem muito bem informados sobre a área e chegam com questionamentos mais diretos. Falamos sobre Direito Criminal e houve perguntas muito coerentes sobre a aplicação de pena, júri e o que é importante fazer para se manter atualizado ao longo da carreira”,relata Sebastião.

  Outro palestrante que chamou a atenção dos alunos em sua palestra foi o Prof. Ubirajara Martins de Souza, agrônomo e doutor em Ciências pela USP. Hoje, é entomólogo, especialista no estudo dos insetos. Levou à palestra, inclusive, quadro com insetos empalhados para falar sobre seus conhecimentos e curiosidades. Tendo estudado no então Liceu Franco-Brasileiro de São Paulo na década de 40, Ubirajara alerta que houve uma evolução em todas as áreas.“A Biologia atualmente é muito vasta. Há várias formas de atuar no mercado de trabalho e é preciso ter contato antecipado com profissionais para conhecer as oportunidades”, acredita. Ubirajara esteve acompanhado dos netos, que também estudam no Liceu Pasteur, Rodrigo e Gustavo, com 12 anos e 10 anos, respectivamente. Gustavo que está no 6º ano parece ter queda pela área do avô e, mesmo ainda novo para a decisão. ficou ligado no Encontro Profissional. Sinal de que já quer pavimentar a via rumo à escolha profissional desde já.

Entre os profissionais que levaram conhecimentos aos alunos estiveram ainda Thaís Bazzo Fernandes e Viviane Tápia Rodrigues Migliorin, que falaram sobre Hotelaria, Gastronomia e Publicidade; Alcides Felix Terrivel e Sidney Volk da Silva, para a área de Medicina; Murilo Hadad Pires e Camilo Fragoso Giorgi, que abordaram Engenharia de Alimentos e Ambiental; Celia Aidar Bondioli e Fabiana de Brito Costabile, na área de Psicologia; Luiza Naomi Iwakami e Andrea Félix de Carvalho Noguchi, para falar sobre Arquitetura; Gabriel Paris de Godoy, que ao lado de Ubirajara abordou Biologia; e Bianca Zanirato Voloshyn e Juliana Mouawad Khouri, que levaram informações sobre Turismo, Nutrição e Marketing.

Confira a Galeria de fotos do evento: clique aqui

fdbcom

Compartilhe: Voltar