Reportagens - 18/12/2015

Encerramento do Ano Letivo

Celebração de Ação de Graças do Liceu deste ano ressaltou mais uma vez a importância dos laços de amizade, carinho e dedicação que os alunos do colégio têm pelos amigos que fizeram ao longo de suas jornadas como estudantes.

O último dia 12 de dezembro ficará marcado para sempre na vida dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio do Liceu Pasteur. A data marcou a realização da tradicional Celebração de Ação de Graças, que acontece todo ano na Capela e que serve como forma de contemplar alunos, familiares e profissionais da Instituição de ensino com um encerramento emocionante de mais um ano. Mais que isso: é o momento em que mais uma turma de estudantes encerra o ciclo da formação dentro do colégio e dá seus próximos passos na vida pessoal e profissional.

O início da celebração foi às 10h, em ponto. A cada acontecimento do encontro notava-se a emoção nos olhares de todos ali presentes. Diferentes mensagens eram direcionadas aos alunos, principalmente com relação à família que o Liceu acaba formando na vida de seus alunos. Entre tantos momentos, o depoimento do Diretor Geral do colégio, Dr. Moacir Expedito Marret Vaz Guimarães, foi muito especial.

“Vocês terminam uma etapa, com sentimento de alegria, de vitória, pois vocês são vitoriosos. Na vida de vocês nunca haverá pausas para descanso, mas, sim, uma sucessão de conquistas, de sonhos realizados. E, por fim, o exercício consciente da cidadania é contribuir para a melhoria deste mundo. Vocês serão um elemento reformador e vocês levam a nossa esperança. Que Deus os acompanhe!”, exaltou o Diretor Geral.

As palavras emocionaram, principalmente, os pais. Um casal não conseguia esconder a alegria desde a chegada à Capela. Bernardo José Teste e Helena Teste são os pais da aluna Marina Teste, que há dois anos é estudante do colégio. Para o pai, o momento representava, também, todo o agradecimento da família pela importância do Liceu Pasteur na vida da recém-formada.

“A forma com que a escola trata os alunos e como informa os pais sobre o desenvolvimento deles é algo muito importante. E o Liceu sempre soube nos passar muito bem tudo o que acontecia. A Marina teve um amadurecimento muito importante com a sua vinda para o colégio”, explicou o pai.
“Foi a Marina que escolheu vir para o Liceu e ela disse, na época, que queria ir para uma escola de verdade. A vinda dela pra cá foi fundamental para a formação da minha filha. Desejo um futuro brilhante a ela e que siga a carreira que o coração mandar”, falou a mãe.

Agradecimento – Entre o grupo de alunos que integravam a turma da 3ª Série na Celebração de Ação de Graças, Gabriela Mancini e Marcos Kassab eram o retrato exato de todos seus colegas naquele momento. Estavam muito atentos em cada movimento, leitura, música ou depoimento que era realizado no evento. Isso porque, para todos eles, cada segundo no colégio deveria ser guardado a sete chaves na memória, tamanho carinho que eles têm pelo local.

Gabriela estudou no Liceu por três anos e considerou muito importante todos os dias na escola. Os amigos e professores foram lembrados por ela no último dia. “Muitas coisas ficarão marcadas para mim, por isso é difícil até de explicar. Mas o que me marcou muito foram as crianças que estudam aqui. Eu gosto muito delas e elas sempre me fizeram sorrir. Quero pedir aos alunos que ainda estão no Liceu que estudem muito e aproveitem toda a estrutura e os ensinamentos que o colégio proporciona”, enfatizou, emocionada, a futura estudante de Relações Internacionais.

Marcos ficou 15 anos no Liceu e garante que jamais esquecerá o colégio. “Tenho um sentimento de gratidão por tudo que a escola fez por mim. Aqui, realmente, formamos uma família. Como eu sempre digo, o Liceu é a minha primeira casa. Deixo como mensagem aos futuros formandos que sempre acreditem nos seus sonhos e que eles conseguirão alcançar seus objetivos”, contou o futuro engenheiro.

A responsável por organizar a Celebração de Ação de Graças e convidar todos os pais e alunos foi a Orientadora Educacional e Vocacional do Liceu, Teresinha Regina Salgada Peralta. Há 20 anos no colégio, ela ainda faz questão de se emocionar a cada turma que passa pela escola. Segundo Teresinha, a organização da celebração tem seu início no começo do segundo semestre. As escolhas das flores, músicas, patronos, professores homenageados e oradores, também são de responsabilidade dos alunos, juntamente com a supervisão da profissional.

“A palavra amor resume bem esta turma. Conheço desde cedo os estudantes e a cada dia crio mais carinho por eles. E quero deixar um recado a eles: eles voltarão aqui pro Liceu, principalmente para os Encontros com Profissionais (risos). E para nós, profissionais da escola, este encontro significa agradecimento por toda a confiança dos pais no nosso trabalho e por todos os anos de aprendizado, pois também aprendemos com os alunos”, conclui Teresinha.

Celebração de Ação de Graças – 2015

Músicas apresentadas após o encerramento da cerimônia:

- Vou deixar – Skank

- Amigo, estou aqui – Toy Story

- We are the champions – Queen

Clique aqui para ver as fotos do Evento