Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Reportagens

Voltar
Reportagens - 20/09/2011

Educação como Missão

Dr. Moacyr Expedito Marret Vaz Guimarães, diretor-geral do Liceu Pasteur, tem uma longa história dedicada ao desenvolvimento de instituições educacionais, e aplica seu conhecimento na manutenção da filosofia do colégio e em ações para atender ao novo panorama do setor da Educação

O Dr. Moacyr Expedito Marret Vaz Guimarães ocupa atualmente o cargo de diretor-geral do Liceu Pasteur. Sua longa caminhada até o momento em que passou a exercer a função, há cerca de dois anos, é algo que deixa evidente os motivos pelos quais ele ainda se mostra com vitalidade para gerir a Instituição e o que se pode esperar para o futuro dos alunos. Mais que isso: seu discurso é a verbalização da filosofia do colégio e serve para referenciar a formação ética e de cidadania de todos aqueles que já estiveram nas salas de aulas do Liceu Pasteur. 
Formado pela Faculdade de Direito da USP, o Dr. Moacyr Vaz Guimarães não atuou apenas como advogado e teve experiências por outras áreas como a de comunicação, ao trabalhar em rádios e jornais de âmbito nacional. Mas foi na década de 1960 que sua história começou a ser redirecionada com um mergulho no universo educacional. Naquele período, foi nomeado para o Conselho Estadual de Educação, onde permaneceu por 20 anos, nos quais foi eleito para a Presidência por seis mandatos. 

Com conhecimentos ricos na área jurídica, ele seria o responsável por compreender as necessidades do setor nas questões legais para auxiliar no encaminhamento de novas diretrizes e soluções. Ali percebeu que um novo mundo se abria. “Descobri que era uma área encantadora. Havia muito a ser feito para atender aos anseios das instituições. Era preciso alinhar as estratégias públicas e privadas na formatação de um modelo educacional equilibrado com as normas e a legislação”, lembra.

O engajamento em elaborar novas leis para tapar lacunas que encalacravam o desenvolvimento do sistema educacional levou o Dr. Moacyr Vaz Guimarães a trabalhar diretamente com as faculdades subordinadas ao Conselho para gerar planos de ações efetivos. Esteve na coordenação da criação da Unesp (Universidade Estadual Paulista), na década de 1970, e chegou a ser Reitor interino, tendo papel fundamental na integração das 13 faculdades que formariam essa instituição universitária. Atuou em universidades como a USP (Universidade de São Paulo), no programa de Estudo de Problemas Brasileiros, em níveis de graduação e de pós-graduação, defendendo a criação de curso de Direito Educacional, matéria que não ganhava a devida atenção. Seu currículo era mais do que adequado para um novo convite que recebeu, dessa vez para fazer parte do Conselho Deliberativo da Fundação Liceu Pasteur. Ele lembra que foram anos de parceria com o ex-diretor-geral Dr. Pedro Salomão José Kassab, seu grande amigo e mestre. “Suas ideias eram muito contemporâneas e aplicou muito do que eu também acredito na continuidade da estruturação do colégio, que vinha desde os tempos do Liceu Franco-Brasileiro na origem da Instituição no Brasil”, ressalta o Dr. Moacyr Vaz Guimarães. Há cerca de dois anos, após o falecimento do Dr. Pedro Kassab, ele seria indicado para assumir a direção.

Legado e evolução – Assim que se sentou na sala da diretoria do Liceu Pasteur, o Dr. Moacyr Vaz Guimarães colocou como premissas de sua gestão a manutenção da linha imposta até então pelo Dr. Pedro Kassab, legado considerado a alma da Instituição, e a incessante busca pelo alinhamento das atividades internas aos novos panoramas da Educação. “A escola não pode ser uma agência de ensino. Deve ser uma agência formativa, na qual a criança e o jovem recebem ensino completo e, sobretudo, uma formação ética e moral para estar preparado para o exercício consciente da cidadania”, sublinha o Dr. Moacyr Vaz Guimarães.

E o Liceu Pasteur segue à risca o que está na ponta da língua do diretor-geral. Por lá, os alunos são contemplados com grade extra-curricular que enriquecem a formação intelectual. “É fundamental para nós que o jovem seja preparado e tenha condições de escolher conscientemente a carreira que pretende seguir. Não pode ser refém de modismos ou de direcionamentos de terceiros, seja família ou amigos”, complementa. Para ele, independentemente da profissão escolhida pelo aluno, deve-se dar total apoio e qualificação para que ele se destaque naquilo que decidiu seguir.

É dessa forma que a Instituição tem pensado todas as atividades e investimentos em melhorias. Atualmente desenvolve-se um programa de reforço da cultura francesa e de atividades bilíngües nos cursos ministrados na unidade da Rua Mairinque, o que fortalece o histórico escolar dos alunos e é diferencial no mercado de trabalho. Os alunos do Liceu Pasteur terminam o curso quadrilíngues, pois também recebem uma boa formação de Inglês e de Espanhol.

O Liceu Pasteur procura ainda manter a janela da troca de informações com ex-alunos sempre aberta. É uma forma de aproximar os estudantes da realidade daqueles que já estiveram no Liceu e como aproveitaram o que é ensinado dentro do colégio para se destacar fora dele. “Temos os encontros profissionais como algo tradicional na agenda do Liceu. É oportunidade para nossos alunos conversarem com aqueles que já passaram por aqui e estão na universidade ou atuam há algum tempo em suas áreas. Tiram suas dúvidas e ficam mais confiantes na tomada de decisão”, avalia o Dr. Moacyr Vaz Guimarães. 
Nesse contexto, houve ainda uma série de investimentos significativos e que ganharão ainda mais força em novas atividades educacionais, como já é visto no Ensino Integral, e em melhorias para a modernização de ambientes e de equipamentos. Exemplo recente está na atenção dada à Informática, que terá novos equipamentos para alunos e sistema mais robusto de gerenciamento da Instituição. 

Também houve preocupação em dar cara nova ao site (www.liceupasteur.com.br) e em ferramentas de relacionamento com alunos e a sociedade. Vale destacar ainda as melhorias que estão sendo realizadas para melhorar o acesso de alunos, pais, professores e visitantes à escola.

O Dr. Moacyr Vaz Guimarães faz questão de ressaltar que seu desejo pessoal, algo que será sempre parte fundamental das ações da Instituição, é de que o Liceu Pasteur continue a ter cunho familiar na relação de professores, alunos e familiares. E sublinha: “para educador não existe ponto final. O êxito de hoje deve ser visto como ponto inicial do sucesso de amanhã”.

Compartilhe: Voltar