Reportagens - 27/05/2013

Dia Mães 2013

Dias das Mães: uma arte de homenagem

Alunos do Liceu Pasteur colocaram a mão na massa e mostraram todo o seu talento artístico para presentear as mamães.

Como já é tradicional, os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Liceu Pasteur foram os protagonistas das homenagens no Dia das Mães. Na verdade, mais que protagonistas, foram os artistas que elaboraram os presentes: colocaram a mão na massa e mostraram muita inspiração para enfeitar os porta-retratos e caixinhas, além de bilhetes, recortes e pinturas para materializar o amor pelas mamães.

O agito foi intenso desde o início das atividades no último dia 11 de maio. Professoras e alunos interagiram sobre as ideias dos presentes e das homenagens, sempre vistos de perto pelas homenageadas. O que se viu foi uma disposição em mostrar que tudo estava sendo feito com muito carinho. Cada pedrinha colada nos porta-retratos ou cada mão pintada num recado no papel tinha uma carga de amor que era evidente nos olhos de filhos e mães.

Um exemplo da cumplicidade que uma das homenagens quis transparecer foram os recortes feitos das mãos dos filhos e mães que foram colocados em painel um ao lado do outro. Na palma da mão da mãe, um recado do filho que tinha seu nome estampado no recorte de sua própria mão. Na mesma linha de reforçar a união entre mães e filhos, a árvore que tinha como espécie de copa uma série de digitais estrategicamente pintadas, cada uma do aluno coladinho com a digital da mamãe.

Cantos em francês – Outra atividade que chamou muita atenção foi uma roda criada pelos alunos da Educação Infantil, na qual eles cantavam músicas em francês e tinham pendurado um coração com o nome das mamães. O que não faltou ali foram pais registrando o momento e boquiabertos com a capacidade dos filhos em cantarolar em outro idioma.

As homenagens também são uma forma de estímulo ao lado mais lúdico da aprendizagem. De forma subjetiva, os alunos são levados a criar peças artesanais e a mostrar o lado mais artístico, que pode fazer muita diferença no desenvolvimento intelectual e nas relações pessoais. É isso que o Liceu Pasteur quer sempre deixar explícito aos pais que escolhem o colégio para a formação de seus filhos. E neste dia, foram as mamães que agradeceram com um belo sorriso no rosto, pois levaram belos presentes para casa.

Veja o álbum do evento na Galeria de fotos