Reportagens - 04/10/2013

Dia do Liceu (28/9/2013)

Dia do Liceu foi celebrado pela escola e por seus alunos com a Manhã Musical, que contou com apresentações de famosas canções de artistas nacionais e internacionais

O Liceu Pasteur sempre se destacou em apostar na parte musical como forma de potencializar a prática do companheirismo e trabalho em equipe entre seus alunos. Essa tradição vem desde a chamada “Era do Rádio”, quando o Orfeão da escola, comandado pelo Maestro Davi Reis, participava de diversos programas e competições em São Paulo, passando por apresentações para importantes autoridades nacionais e internacionais ao longo da história da escola.

No último dia 29 de setembro, a escola realizou uma nova edição do Dia do Liceu. A celebração é em memória de Louis Pasteur, renomado cientista francês que empresta o nome à Instituição, falecido em 28 de setembro de 1895. E adivinhe qual foi a maneira escolhida para dar um charme a mais a esse dia comemorativo? Quem pensou em um show dos talentos musicais dos alunos do Liceu, acertou na mosca.

Regidos pelos professores Nilo Sergio Sanchez e Monica Marsola, alunos da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio foram os protagonistas da Manhã Musical com apresentações para pais e convidados no pátio do Liceu. No variado repertório estavam, entre outras, canções de Sandy e Júnior, Tribalistas, Elvis Presley, Adele, U2 e Black Eyed Peas, que embalaram a comemoração. E um dos momentos de grande emoção foi quando os alunos do 5º ano entoaram a 9ª Sinfonia de Beethoven com flautas. Quem estava presente fez questão de aplaudir em pé.

Fãs de carteirinha – Entre os familiares que se emocionaram com as apresentações de seus filhos, estava Leonardo Mendes, que vem de uma família que sempre teve ligação com a música. Talvez isso explique um pouco da sua felicidade em ver a filha, Manoela Mendes, no palco do Liceu.

“Fico muito feliz de ver a milha filha numa crescente evolução nos estudos e também na música, algo que ela gosta bastante desde pequena. Faz dois anos que a Manoela estuda no Liceu e sempre procuro acompanhá-la nas atividades que a escola proporciona. Mas esta foi especial, pois a música faz parte da essência da minha família”, explicou o pai, que não se cansava de elogiar e abraçar Manoela.

Lidia Brancaccio era outra mãe que estava bastante emocionada com o evento. Ela estudou piano e sempre foi apaixonada por música. Motivada pela paixão, e por saber que a música ajuda na boa formação do ser humano, Lidia faz questão de incentivar o desenvolvimento da veia musical da filha, Mariana Brancaccio, estudante do 3º ano. “Adorei a escolha da música como forma de comemorar a data do Dia do Liceu. A música faz parte do bom desenvolvimento do ser humano, por isso tenho certeza que o Liceu está contribuindo de maneira positiva para o crescimento da Mariana”, enfatizou.

Ditaram o ritmo – Para que tudo estivesse em sintonia nas apresentações, o Liceu colocou a organização a cargo de uma dupla que não sabe o significado da palavra desafinar. Foram os professores Nilo Sergio e Monica Marsola que tiveram a incumbência de ensaiar toda a garotada para o dia de apresentações. Com a maestria de sempre, ambos colocaram qualidade e ótimo som à disposição do público, que, se tivesse a oportunidade, daria nota dez para a parceria.

Para a professora Monica Marsola, fazer parte do Dia do Liceu foi especial. Ela está no seu primeiro ano de atuação no colégio. “Fiquei muito feliz de ver os alunos que recebem as minhas aulas se apresentarem com personalidade, sabendo que a música é algo que fará parte para sempre da vida deles. A música faz parte da formação da personalidade, e os alunos do Liceu conseguem entender desde cedo conceitos que levarão para toda a vida”, disse a professora. Monica tem no currículo a criação de importantes músicas para campanhas publicitárias de renomadas empresas, como a Johnson & Johnson.

Nilo Sergio ressaltou que o trabalho em conjunto ganha força quando se aplica a música no cotidiano escolar dos alunos. “Tivemos o trabalho de ensaiar muito bem os alunos e colocar em prática o quanto é positiva a música para o crescimento de vínculos de amizade entre os alunos. A música é uma marca registrada do Liceu. Temos o compromisso, tanto professores como alunos, de dar sequência a essa bela história”, completou.

Galeria de fotos do Evento