Reportagens - 19/09/2013

Dia do Amigo (14/9/2013)

Evento abre as portas para alunos, amigos e respectivos pais com atividades que envolvem turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, além de visita monitorada a todas as áreas para conhecer um pouco mais do Liceu Pasteur.

O Liceu Pasteur esteve de portas abertas, no último dia 14 de setembro, para a realização do Dia do Amigo. A ideia é fazer com que os alunos possam trazer seus amiguinhos que não estudam no Liceu Pasteur para aproveitar uma manhã repleta de atividades, como música, artes, jogos de raciocínio e gincanas no campo e na quadra, entre outras. Neste ano, o evento também foi pautado pela sustentabilidade. O tema Água reforçou outro objetivo do Dia do Amigo, que é de ser catalisador da cidadania e responsabilidade social, mesmo entre aqueles que passam apenas um dia na Instituição.

O Dia do Amigo é voltado para turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. De acordo com a idade, os alunos participaram de atividades entre as 9h e 12h. Em cada estação, eles tiveram 25 minutos para mostrar habilidades, como fazer uma pintura com aquarela, tocar instrumentos musicais e também ter acesso a um pouco da cultura francesa.

“A ideia é que as atividades aconteçam por diversos ambientes do colégio. O circuito contempla salas de aula tradicionais, a Sala de Artes, a Sala de Informática, as quadras, o campo de futebol e a horta”, completa a professora Maria Luiza, que, junto com professora Rosana Almeida, coordenou a atividade deste ano. Depois de finalizado todo o circuito, a hora era de repor as energias com lanche oferecido pelo Liceu a todos os participantes.

Amigos e Pais – Os pais dos amiguinhos dos alunos do Liceu Pasteur também são convidados ilustres deste evento, para que façam uma visita monitorada pelas instalações do colégio. É oportunidade para conhecer toda a estrutura que o Liceu Pasteur oferece aos seus estudantes e tirar possíveis dúvidas sobre o sistema de ensino e atividades extracurriculares, entre outras informações.

Zeina Hassan é mãe de três filhos. Libanesa com pouco tempo de Brasil, ela veio até o Liceu Pasteur como convidada de Rita Fitouni, que tem dois filhos na unidade da Rua Mairink e uma filha na unidade Vergueiro. Zeina estava muito empolgada com o que viu e já pensa em colocar seu filho mais velho, com 10 anos, para estudar no Liceu Pasteur a partir do ano que vem.

“Além de toda a estrutura, a questão do contato com a língua francesa me chamou muito a atenção, já que quero que meu filho tenha relação com diversas culturas. Isso é um diferencial e tanto. Percebi a ótima formação dos filhos da minha amiga, o que me atraiu muito em conhecer o colégio”, completa Zeina.

Em outra roda de pais, que degustavam o café oferecido aos adultos enquanto a criançada participava das atividades, estavam Milton Frangipani e Cláudia Bussotti Frangipani, que vieram ao Dia do Amigo por convite de Marco Antônio Magnanini e Sônia Magnanini, pais dos alunos Raquel, Helena e Cesar. Para Cláudia Magnanini, a escola é um exemplo de estrutura e de cuidado tanto com a parte educacional como com o patrimônio histórico que ela representa.

“Vir aqui é relembrar meus tempo de escola. O Liceu é muito bonito, conserva áreas internas com muito zelo e isso reflete diretamente na forma como o aluno enxerga o ambiente e respeita as tradições”,
revela Cláudia, que também ficou muito atraída em ver seu filho estudando no colégio e justifica seu olhar mais atento para a construção do Liceu por ter formação em Arquitetura.

Ao final do evento, tanto pais como alunos receberam um brinde que simbolizou esse dia especial. Uma garrafinha de água, que remetia ao tema do evento, trazia um cartão de conscientização, que mostrava o cuidado com cada experiência vivida por todos no Dia do Amigo.

Galeria de fotos do Evento