Reportagens - 16/10/2013

Campeonato Brasileiro de Rugby

Pasteur Athlétique Club faz final do Super 10 – Campeonato Brasileiro de Rugby – no próximo dia 19, às 14h. Jogo terá transmissão do SporTV e poderá ser assistido na Sala Multimídia do colégio.

No próximo sábado, dia 19, às 14hs, acontece a final do Super 10 - Campeonato Brasileiro de Rugby. O jogo terá como protagonistas duas equipes com sedes paulistanas, mas com origens europeias e de muita rivalidade. Uma delas é a SPAC (São Paulo Athletic Club), tradicional clube da cidade de São Paulo com origem inglesa e um dos nomes fortes do rugby nacional. O outro é o PAC (Pasteur Athlétique Club), que também tem suas raízes na cidade de São Paulo e traz na sua concepção todo o peso da cultura francesa, onde o rugby é um dos esportes de maior adesão e sucesso. O PAC, aliás, tem uma ligação forte com o Liceu Pasteur desde a sua fundação, e alunos da Instituição que praticam o esporte também estão quase sempre entre os atletas que vestem a camisa desse clube. Para esta final, o PAC também contou com apoio do Liceu Pasteur, que cedeu suas instalações para os treinamentos que aconteceram no último sábado, dia 12/10.

A possibilidade de utilizar o espaço do Liceu Pasteur fez com que o PAC tivesse mais tempo de treinamento, com aplicações táticas no campo e análise de vídeos dos jogos do adversário. O que se viu nesse dia foi um grupo de atletas bastante concentrado e muito ciente de que estão preparados para esta batalha, que conta ainda com esta pitada de rivalidade histórica entre franceses e ingleses.

Um dos grandes responsáveis da atuação exemplar do PAC dentro de campo nesta edição do Super 10 é o treinador Youssef Driss. Francês e amante do rugby, ele trouxe ao PAC uma capacidade enorme de entendimento do jogo e a percepção de que, mais do que força, é preciso ter concentração e muita vontade de vencer para conquistar algo nesse esporte. O discurso dele vai ao encontro dos resultados da equipe. Na fase classificatória, o PAC foi a equipe com melhor campanha, perdendo apenas uma entre nove partidas, justamente para o SPAC, quando o PAC já estava classificado para a etapa final. Depois, passou pela semifinal ao vencer o Bandeirantes por 39 x 15.

“Estamos muito bem preparados. Focados em dar o melhor dentro de campo e, mesmo que não venha o título, ter o sentimento de que, ao final do jogo, demos tudo de nós. E sei que muitos aqui estão decididos a colocar o nome na história do esporte nacional ao se tornarem campeões brasileiros”, revela o treinador, que está no PAC há três anos e jogou rugby na França dos 11 aos 37 anos, com passagens pelos clubes Viry-Chatillon e PUC (Paris Université Club).

O jogo será transmitido pelo Sportv, o que passa a ser um estímulo a mais. Inclusive, o Liceu Pasteur abrirá as portas de sua Sala Multimídia para quem quiser acompanhar a partida, logo após o final da Mostra Cultural Franco-Brasileira. Youssef é enfático ao dizer que é uma grande oportunidade de conhecer o esporte e ver como o rubgy é uma modalidade democrática.

“Não deixem de ver este jogo. Para quem já conhece o rugby, é a certeza de um bom jogo. Para quem não conhece, é a oportunidade de ver como o rubgy é um esporte democrático, de integração, respeito e muito trabalho em equipe. A prova da sua democracia dentro de campo é que não há um biótipo definido para ser atleta do rugby. Temos no time os mais velozes, os mais fortes, os gordinhos e os mais lentos. Todos têm importância dentro da composição das jogadas e isto enriquece demais este esporte”, enfatiza.

Modalidades M16 e M18 – Mas não é só na categoria adulta que o PAC está perto de conquistas. O clube está nas finais do Campeonato Paulista Juvenil com as categorias M16 e M18. No dia 19, o PAC M16 faz a segunda partida da final com o São José dos Campos, em local e horário ainda a serem definidos ao longo da semana. Já o PAC M18 fará a final com a equipe de Jacareí no dia 20, também com local e horário a serem definidos.

Para o presidente do PAC, Plínio Nascimento, este é um dos momentos mais importantes na história do clube. A possibilidade de fazer jogos decisivos eleva o nome do PAC dentro do rugby nacional e é hora de capitalizar isto para melhorar a estrutura da equipe. “Temos no clube hoje uma diretoria muito dedicada e comprometida. Precisamos aproveitar o momento, fazer o PAC ter maior exposição e trazer os patrocinadores conosco. Precisamos ter estrutura para continuar a figurar entre os grandes do País”, concluiu Nascimento.

Veja as fotos do treino no Liceu - clique aqui