Reportagens - 16/05/2013

90 anos do Liceu Pasteur

No dia 17 de maio de 1923, membros da sociedade paulistana e francesa constituiram a sociedade civil Lyceu Franco-Brasileiro “S. Paulo”, que, anos mais tarde, viria a se tornar a atual Fundação Liceu Pasteur. O estatuto, que foi publicado no Diário Oficial do Estado de S. Paulo do dia 1º de junho de 1923, (imagem abaixo), pode ser considerado a Certidão de Nascimento da escola, mas a história do Liceu é ainda um pouco mais antiga do que isso.

Os entendimentos para a criação de uma escola que fosse ponto de difusão da cultura francesa em São Paulo haviam começado em 1908, quando Georges Dumas, em missão cultural, passou pela cidade e aqui se encontrou com brasileiros que haviam estudado em instituições de ensino superior francesas. A cidade, que contava então com apenas 300 mil habitantes, já dava sinais de um rápido desenvolvimento, e a sociedade local desejava sair do provincianismo e se integrar ao que havia de mais moderno no mundo, o que podia ser encontrado na França.

Paris era o ponto de encontro de intelectuais e artistas de todo o mundo, além de ser grande centro universitário, científico, político e econômico. O projeto foi interrompido com a eclosão da I Guerra Mundial e retomado após o conflito. Em 1921, foi lançada a pedra fundamental do estabelecimento, no lugar onde hoje fica o jardim central da escola. Em 1924, um ano após sua fundação formal, Ramos de Azevedo colocou algumas salas do Liceu de Artes e Ofícios à disposição do Liceu Franco-Brasileiro para suas primeiras aulas.

No ano seguinte, o edifício principal da escola já estava pronto e em funcionamento. Desde então, gerações de professores e alunos passaram por estas salas de aula e corredores. Uma bonita história, que será contada de formas diferentes em diferentes ocasiões ao longo deste ano, e vocês são nossos convidados a acompanhá-la!

Imagem do Diário Oficial da época