Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Comunicados

Voltar
Comunicados - 19/04/2021

Missa online

MISSA ONLINE 

Em razão da pandemia, faremos uma transmissão ao vivo, via Facebook, da Missa de 7º dia da nossa querida Profa. Zelinda Casella, sábado dia 24/04, às 18h00.

Para isso, basta acessar o canal do  YOUTUBE  do Liceu Pasteur.

Foi com grande tristeza que recebemos no fim de semana passado a notícia do falecimento da Professora Zelinda Casella. Nascida em novembro de 1928, foi professora do Liceu Pasteur de 1956 a 2002. Suas aulas de História transportavam a classe para eras passadas e suas aulas de Filosofia desenvolviam nos alunos um senso crítico que os acompanharia ao longo de suas vidas.

Dona de um estilo discreto, mantinha os alunos atentos a suas aulas expositivas sem alterar o tom de voz. A seriedade com que dava suas aulas e cobrava o conhecimento dos seus alunos nas provas era temperada por um fino senso de humor que frequentemente aparecia em comentários que ela tecia sobre diferentes acontecimentos. A visão de vida que ela transmitia tornava-se uma poderosa bússola moral, a ponto de ser comum ouvir de ex-alunos o desejo de conversar com ela para saber o que ela pensava a respeito de algum assunto, mesmo passados muitos anos da conclusão de seus estudos.

Nossa gratidão à D. Zelinda junta-se a todas as homenagens que ela recebeu tanto no noticiário como nas mídias sociais, o que revela a profunda influência e admiração que ela deixou em gerações de alunos. Não sendo possível reproduzir aqui todas as mensagens de carinho feitas nos últimos dias, acreditamos que o texto escrito sábado passado pela Professora Olgária Chain Féres Matos* representa bem o sentimento de todos.

 "Hoje o mundo ficou mais triste, pobre e deserto. Dona Zelinda era um espírito livre. Faz parte de minha vida --e de tantas outras--, desde meus doze anos de aluna no Liceu Pasteur.  Dona Zelinda foi minha professora de História no ginásio e de Filosofia no colegial. Professora, desfazia dificuldades e ensinava o benefício da dúvida contra todas as formas de dogmatismo. Mestre, nos ensinou a nos orientarmos no pensamento e na vida. Foi Mestre e professora porque deixou uma marca, a presença, o fascínio discreto, o estilo, a voz. Dona Zelinda, que com tanto afeto nós, seus alunos, assim chamávamos, transmitia a felicidade no encontro com o conhecimento que o passado nos legou para compreendermos o presente. Por isso, dona Zelinda amada transmitiu esse encontro que é a definição do amor." 

 * Professora titular do Depto. de Filosofia da USP e do Depto. de Filosofia da Unifesp, com pós-doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, pesquisadora no campo da Teoria das Ciências Humanas, Especialista na Escola de Frankfurt no pensamento de Walter Benjamin e vencedora do Prêmio Jabuti de Ciências Humanas em 1990.

Compartilhe: Voltar