Reportagens - 27/10/2014

III Mostra Cultural Franco-Brasileira 2014

Evento reservou aos visitantes uma viagem pela história do cinema e lembranças de personagens que marcaram época nas telonas, e contou com apresentações que transformaram os alunos em verdadeiros artistas

A Mostra Cultural Franco-Brasileira deste ano do Liceu Pasteur reservou aos visitantes uma série de apresentações ricas em detalhes que transformaram alunos em artistas. Com a definição do tema Mundo do Cinema, os alunos passaram boa parte do ano dedicados a buscar memórias, curiosidades, personagens e atualidades para levar pais e visitantes a uma viagem muito agradável sobre a sétima arte. Cada turma elaborou apresentações especiais, como musicais, jograis e dramatizações, com muito cuidado na decoração e fantasias. Houve até mesmo um filme gravado exibido durante a Mostra que foi estrelado pelas turmas A e B do Jardim II.

A ideia da Mostra Cultural é sempre levar os alunos a uma imersão na temática escolhida, sem deixar de reforçar as culturas francesas e brasileiras. Esta foi a terceira edição do evento e as coordenadoras pedagógicas Denise Piana Grecco e Ivete Porto Forlenza foram as responsáveis por guiar os trabalhos, com a ajuda de todos os professores voltados ao ensino de idiomas do colégio.

Foram 53 trabalhos envolvendo alunos do Infantil até as turmas da 2ª Série do Ensino Médio. “Os alunos estiveram muito dedicados desde a definição do tema, realizando intensas pesquisas. Por isso, o resultado está excelente”, acentua Ivete Forlenza.O trabalho foi iniciado no mês de abril, para dar tempo a todos os envolvidos escolher seus subtemas e elaborar as apresentações. “É um período longo, pois temos todo o desenvolvimento do trabalho, preparação das apresentações e ensaios. Há um envolvimento muito grande de todos. E este ano estamos muito felizes com a evolução dos trabalhos”, reforçou Denise Grecco.

As turmas do Infantil e do Integral fizeram apresentações de hora em hora que lotaram as salas de pais ansiosos para registrar o momento. Foram números musicais e jograis que contavam com parte do script em Português e parte em Francês. “Isso também é uma premissa para essas turmas, para enaltecer o trabalho bilíngue feito na sala de aula”, reforça Denise Grecco.

Uma das apresentações, por exemplo, se dividiu em duas etapas e foi bastante interessante para mostrar outra atividade diferenciada realizada pelo colégio, que são as aulas de Teatro. As turmas A e B do Jardim II trabalharam com o tema da animação Ratatouille: os ratinhos invadem Paris e fizeram um pequeno musical. Todos a caráter, com suas mascaras de ratinho, cantavam e contavam as aventuras no País do queijo.

Paralelamente, era exibido no térreo um filme produzido com os alunos pelos professores de Teatro, Tadeu Pinheiro, e de Francês, Márcia Silva, que recriaram a história dos irmãos Lumière, responsáveis por colocar a França como pioneira na cinematografia. “Foi uma experiência muita rica. Filmamos os alunos no próprio jardim do colégio e é possível vê-los atuando de forma muito natural. Certamente é um orgulho para os pais que prestigiaram nossa produção”, considera Tadeu Pinheiro.

Atualidade – Entre tantos assuntos abordados da história do cinema, das megaproduções norte-americanas, do sucesso de personagens da Disney e os feitos dos super-heróis, houve ainda turmas que encontraram temas atuais para mostrar a importância das obras cinematográficas e a evolução tecnológica que envolve a produção de filmes.

As alunas da 1ª Série P Ana Carolina Freixa Matsushige, Rebeca Mendonça da Silva e Sophie Bissi Laplanche escolheram o tema Bullying no Cinema. Elas encontraram nos filmes Meninas Malvadas, Elefante e Amor é tudo o que você precisa um caminho para abordar a temática e alertar para os problemas que essa prática pode trazer para o convívio e integração social.

Quem passou pela Mostra Cultural também teve a oportunidade de entender as novas tecnologias de filmagem. Alunos do 8º Ano P levaram aos visitantes as técnicas aplicadas para a produção de um filme em 3D, que atualmente ajuda a atrair mais público ao cinema, ao levar quem assiste a filmes em terceira dimensão a se tornar parte do enredo.

A Mostra Cultural Franco-Brasileira já é mais um evento que se tornou tradicional no calendário das atividades escolares do Liceu Pasteur. Então é esperar para ver o que os alunos artistas vão reservar para 2015, pois o show não pode parar!

Veja a Galeria de Fotos - clique aqui

Assista ao vídeo da III Mostra Cultural Franco Brasileira 2014 - clique aqui

Assista ao vídeo do Jardim II - Recriação do primeiro filme dos Irmão Lumière: L' Arroseur Arrosé - clique aqui