Reportagens - 02/06/2015

IV Mostra Cultural - Franco-Brasileira 2015

Mostra Cultural 2015 teve como tema os pensadores franceses e todo o legado deixado por suas ideias e criações.

O ambiente escolar é, conhecidamente, um lugar repleto de intelectualidade. Mas quem esteve no Liceu Pasteur para prestigiar a Mostra Cultural Franco-Brasileira de 2015 foi presenteado com um gigantesco universo de conhecimento. Os alunos, da Educação Infantil até o do Ensino Médio, foram convidados pelos professores a fazer uma exposição sobre os pensadores franceses de todas as épocas. E o resultado foi mais do que surpreendente.

Quem esteve presente na exposição, no último dia 23 de maio, pode acompanhar o trabalho sofisticado de todas as turmas, que se dedicaram em mostrar como grandes pensadores franceses influenciaram épocas e diversas culturas ao redor do Mundo.

As turmas da Educação Infantil apresentaram seus trabalhos por meio de canções. Abordaram, por exemplo, os conceitos do pensador Jean-Jacques Rousseau como o tema Gentileza e Amizade. Cantaram e encantaram pais e familiares a cada apresentação.

Os alunos que fazem parte da turma do Integral também deram um show. Desenvolveram trabalho com foco nospensamentos de Voltaire por meio de documentário dirigido pelos professores de Teatro, que foi exibido na Sala Multimídia. Quem assistiu ao vídeo pode vivenciar a emocionante aventura do jovem Cândido, umas das obras mais importantes deste pensador.

Clique aqui  para assistir ao video

Dedicação – Para as professoras e coordenadoras da Mostra Cultural 2015, Ivete Forlenza e Denise Grecco, o que precisa ser destacado é a dedicação dos alunos em apresentar os temas com muito conteúdo e também com cuidado especial com o visual.
Exemplo da preocupação com o conteúdo apresentado foi o da turma da 1ª Série P do Ensino Médio. Eles ficaram com a responsabilidade de explanar os ensinamentos de um dos principais pensadores franceses, René Descartes. Ele ficou famoso pela frase Penso, Logo Existo e também é considerado o pai da Geometria, da Física e da Filosofia. Quem acompanhou as explicações dos integrantes do grupo percebeu que eles estavam afinados para mostrar as ideias e inovações desse grande pensador.

Outra turma que teve um cuidado extremo em transportar os visitantes para o universo de um grande pensador foi a do 9º Ano. Eles se debruçaram em estudar e apresentar a obra de Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe e outros livros. Apresentaram, inclusive, um boneco e uma linha do tempo que fez com que os visitantes pudessem viver uma experiência extremamente rica e relembrassem seu livro mais famoso.

Para a coordenadora Ivete Forlenza, a Mostra Cultural é uma das atividades mais relevantes para fazer os alunos entenderem ainda mais da Cultura Francesa, suas influências e contextualizá-la com épocas mais atuais. “O resultado é muito positivo. Eles foram além da pesquisa na Internet, buscaram entender melhor toda a influência desse conhecimento de épocas anteriores nos dias atuais e na nossa cultura”, concluiu.

Clique aqui para ver a Galeria de Fotos do Evento

Assista ao vídeo da IV Mostra Cultural - Clique aqui