Reportagens - 18/12/2014

Formatura Ensino Médio 2014

Liceu Pasteur realizou cerimônia de encerramento do ano letivo da 3ª Série do Ensino Médio na Capela São Francisco de Sales. Evento é sempre marcado pela emoção ao reforçar os laços familiares e as amizades cultivadas no colégio.

O último sábado ficará marcado para sempre na história dos alunos que cursaram, neste ano, a 3ª Série do Ensino Médio do Liceu Pasteur. O dia foi escolhido para acolher os estudantes, seus familiares, professores e diretoria da Instituição na Capela São Francisco de Sales para celebração de Ação de Graças e marcar o final de um ano importante para a turma de 2014. A cerimônia é tradicional no colégio e é sempre um momento de muita emoção, pois marca o encerramento de um ciclo dos estudantes e o início de uma nova jornada repleta de desafios em busca do sucesso profissional.

A celebração foi conduzida pelo Capelão Pe. Marius Rossier. A cada palavra citada por Marius Rossier, notava-se a emoção contagiando todos os presentes.

O momento de grande entusiasmo dos presentes foi quando o Diretor Geral do Liceu Pasteur, Dr. Moacyr Expedito Marret Vaz Guimarães, tomou a palavra. Em meio a agradecimentos aos estudantes, Dr. Moacyr aproveitou a oportunidade para passar um pouco mais de sabedoria aos formandos: “Na vida não há ponto final. Temos que sempre aprender e desejar o aperfeiçoamento. Assim, tornamo-nos fortes para superar os obstáculos. A nossa vida é uma somatória de ações”.

Cláudio Kassab, Vice-Diretor Geral da escola, também teve a oportunidade de dizer algumas palavras, desejando um futuro próspero aos alunos e enfatizando que o Liceu Pasteur estará sempre de portas abertas para eles. “Cada ação nossa é como se fosse uma nascente. Desejamos a vocês toda a felicidade nesta nova etapa", finalizou.

A Diretora Pedagógica, Stella Palmisano, não escondia a satisfação de poder fazer parte deste momento. Ela desejou aos alunos muito sucesso na nova caminhada. E a emoção foi maior quando ela reforçou em suas palavras o sentido da família Liceu Pasteur. “Por último, mas não menos importante, a formação espiritual, a qual é ampliada por meio do cultivo das amizades e da família. Tornem-se cada vez mais elevados, cada vez maiores dentro de si mesmos, contribuindo para fazer deste mundo um lugar melhor para se habitar. Precisamos da força, da sabedoria e da juventude de vocês”, enalteceu.

Agradecimentos – Os alunos também tiveram a oportunidade de agradecer o Liceu pelos momentos que passaram no colégio. Daniel Bugno Pires de Oliveira, de 17 anos, foi escolhido pela turma para discursar aos presentes na celebração e, também, demonstrar por meio das palavras a gratidão aos professores e demais profissionais da instituição de ensino.

“Na carta que fiz e pude ler, procurei inspiração em cada colega e nas histórias que vivi no Liceu. Aprendi muitas coisas aqui e ainda acredito que poderia ter aproveitado muito mais. Agradeço a todos os professores pelos ensinamentos e, como forma de recado, digo para os alunos que ainda estão aqui que aproveitem muito cada segundo, minuto e hora no Liceu Pasteur, pois eu já estou com saudades”, explicou Daniel Bugno Pires, que já tem nos planos estudar Engenharia Ambiental.

A aluna Victoria Spera Sanchez estuda no Liceu há 11 anos. A celebração e os últimos momentos com os amigos fizeram a futura universitária do curso de Direito se emocionar. “O Liceu realmente forma uma família. Não somente com os amigos, mas também com os professores. Criamos um laço de confiança que não se encerrará. Tenho certeza de que estou saindo preparada para o futuro e, claro, sabendo que sempre que puder estarei presente nas atividades realizadas pelo colégio”, disse.

Ao final da cerimônia, os estudantes receberam dos diretores uma recordação onde constava os nomes de todos os colegas da turma e de todos os professores, coordenadores e diretores da escola. Mas o canudo que simboliza esse importante estágio da formação estudantil será apenas uma das lembranças no coração de cada um quando se recordarem desse dia, pois terão também sempre na mente o carinho recebido por todos os professores, funcionários e diretores. Gesto que representa a gratidão de quem trabalha no Liceu Pasteur pelo sorriso estampado no rosto dos formandos e por cada história escrita durante suas jornadas no colégio.

Clique aqui para ver as fotos do evento na Galeria de Fotos